quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Flores da Cunha: PRF flagra 38 mil litros de vinho em caminhão para produtos perigosos carregado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou cerca de 38 mil litros de vinho transportados em veículo destinado a produtos perigosos. A ação ocorreu na terça-feira (15), no km 18 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Lavrinhas, interior de São Paulo. Agentes abordaram um caminhão destinado ao transporte de perigosos e descobriram que tratava-se de um carregamento de vinho.

Segundo o motorista, o vinho foi carregado em Flores da Cunha e teria como destino Teresópolis, no Rio de Janeiro.

Ocorrência encaminhada à Vigilância Sanitária local.

De acordo com a PRF, a transgressão fere o artigo 8º da Portaria nº 101/2009 editada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 de setembro

Desde 2005, o 11 de setembro virou motivo de alegria em casa. A data marca o nascimento de minha filha, Eduarda. A primeira neta dos avós: Raul e Carmem e Waldomiro e Gládis.

A festa de aniversário, de 4 anos, aconteceu juntos aos colegas da escola. Que gurizada bem comportada. Nunca vi igual. Filha, que Deus ilumine teu caminho, com saúde e paz.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Barril de pólvora

Assim parecia a sessão da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha desta terça-feira (8). Os ataques pessoais e partidários marcaram o encontro entre parlamentares de situação e oposição. Desde o dia 24 de agosto o clima vem esquentando, e nesta terça chegou ao ápice.

Participaram das troca de farpas, os pedetistas Osmar Doro, Rudimar do Nascimento e o líder de governo Jatir Mosquer. No outro lado - os peemedebistas Moacir Ascari e Valdir Franceschet que ao final de seu discurso provocou parte da bancada do PDT: "sugiro ao prefeito Ernani Heberle que mande o time titular a campo porque este time de reservas não vai passar de alguns empates". Mosquer e Rudimar assumiram as vagas dos titulares que deixaram a vereança para assumir cargos no primeiro escalão do Executivo. Claudete Conte foi atuar na secretaria de Educação e Moacir Matana, na Saúde.

Mosquer cobrou esclarecimentos sobre as investigações do Ministério Público envolvendo Franceschet e a última eleição. Em contrapartida, Franceschet cobrou a divulgação do nome do culpado de ter cometido alterações no cadastro do IPTU, que gerou cârnes com valores superiores ao imóvel. O líder governista havia prometido apontar o nome do responsável após a conclusão do inquérito.

Ao final da sessão o presidente do legislativo, Felipe Salvador (PP) pediu que seja respeitado o código de ética e conduta parlamentar.

Prefeitura de Veranópolis prevê mudanças na liberação de verbas

A informação está no portal Leouvê. A secretaria de Planejamento de veranópolis, está trabalhando na maneira de liberar verbas para entidades. As ações vão se dividir em duas frentes: atualização da legislação e criação do Portal das Entidades, na internet.

As mudanças estão sendo estudadas em parceria entre o Executivo e o Legislativo, com o objetivo de definir regramentos claros e eficientes para a concessão de recursos aos mais diferentes tipos de entidade. A maior novidade está sendo elaborada é o Portal das Entidades. Inspirado no Siconv, sistema via internet desenvolvido pelo governo federal para o envio e acompanhamento de projetos, a Prefeitura vai lançar um portal eletrônico.

Nesse portal, as entidades vão cadastrar seus projetos e acompanhar todo o processo até a liberação de recursos. A população poderá acompanhar todas as etapas até a prestação de contas.

Grande sacada do executivo de Veranópolis que mostra como se faz um governo transparente, e do repórter Antônio Sérgio de Oliveira ampliando a informação para toda a Serra Gaúcha.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Banho de água fria

Lamentável a demora na decisão que adiou o desfile cívico de Flores da Cunha, nesta segunda-feira, 7 de setembro. Marcado para ocorrer as 14h, a definição foi anunciada oficialmente apenas às 13h.

Com a previsão de chuva e o céu nublado, já na metade da manhã, a Rádio Pop Show começou a receber dezenas de ligações - todos queriam saber se haveria desfile ou não. Com o início da chuva por volta das 11h, os telefonemas intensificaram. O bom senso mostrava que seria impossível colocar crianças e adolescentes na rua Borges de Medeiros, mas faltava o posicionamento oficial da prefeitura.

Fiz mais de dez ligações e consegui conversar com o prefeito Ernani Heberle, que retornou a ligação minutos depois sem a decisão, pois não havia encontrado a secretária de Educação Claudete Conte.

Entendo a tentativa de evitar o cancelamento do evento, e por consequência o prejuízo financeiro. Os alunos também foram prejudicados, afinal de contas foram horas de ensaio, seja dos integrantes de bandas marciais, e daqueles que pesquisaram, estudaram e montaram os desfiles temáticos. Um banho de água fria em todos que estavam motivados em participar da festividade. Porém é imprescindível que algumas decisões sejam tomadas com mais agilidade.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Granizo de Flores na Jovem Pan

A história é longa, algumas ligações, troca de e-mails e bate-papo de pelo msn e uma das fotos sobre o temporal de granizo da quarta-feira (2), em Flores da Cunha, foi parar no site da Jovem Pan Online.

Na imagem das curiosos que tinham parado próximo do pórtico da cidade para também fazer o registro da quantidade de pedra de gelo que acumulou no local.

Produtores de Nova Pádua tem prejuízo de 30% nas uvas precoce


Os dez minutos de chuva de granizo e as rajadas de vento de quarta-feira (2) trouxeram destruição na agricultura de Nova Pádua. Os Travessões Curuzu e Divisa foram as áreas mais atingidas.

Duas propriedades no Curuzu que produzem uma variedade de uva precoce tiveram uma perda de 30% na produção. Agricultores que cultivam pêssego, cebola e alho também foram afetados pelo temporal.

No Curuzu, um aviário (fotos) de 280m² em construção não resistiu a ventania e caiu. A estrutura metálica ficou retorcida. No Travessão Acioli, árvores foram derrubadas com a força do vento, mas ninguém ficou ferido e não atingiu nenhuma residência. Já no Travessão Bonito, algumas casas ficaram destelhadas.

Foto: Divulgação

Hino Oficial de Flores da Cunha

A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha realizou nesta segunda-feira (31) a sessão solene que oficializou o vencedor do concurso de criação do Hino Oficial. A obra composta por Ivo Gasparin foi premiada.

Confira o Hino, no ritmo Tarantela.

Letra do Hino Oficial

Envolvido por um sonho
Sua Itália deixou,
Enfrentando a dor nos mares,
O imigrante aqui chegou;
E da serra indomável,
A videira se adonou,
Sendo mastro da bandeira
De uma história que ficou.

Jorra vinho, giram taças
Espumantes de prazer,
A brindar Flores da Cunha,
Terra do Galo e do bem-viver.

A semente é lançada
Pela mão do agricultor,
Outra mão mais delicada
Faz a arte do sabor.
No trabalho da madeira
Nascem jóias de artesão;
As agulhas trançam malhas
Como pautas de canção.

Uma torre imponente
Representa o vigor
De um povo religioso
Alicerçado em seu labor.
As cascatas, que parecem
Espumantes naturais,
Também lembram tantas lágrimas
Dos bravos ancestrais.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Muita pedra em Flores da Cunha 2

O acúmulo de granizo tomou conta da rua Maria Sandi Zanandréia, no bairro São Pedro.

Muita pedra em Flores da Cunha

Um temporal de granizo causou estragos em pelo menos 12 residências em Flores da Cunha. A chuva iniciou por volta das 5h da madrugada desta quarta-feira (2).

Ainda na metade da manhã era possível encontrar esse acúmulo de gelo próximo ao pórtico da cida, na avenida 25 de julho.

Acompanhe o vídeo.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Resposta "Lobo em pele de cordeiro"

Em resposta ao ataque do vereador Valdir Franceschett (PMDB), o líder da bancada do PDT, vereador Osmar Doro usou a tribuna do grande expediente para defender o , agora, suplente de vereador Domingos Eugênio Bebber.

Confira trechos do discurso de Doro. "Sinto-me constrangido e com receio de criar mais polêmica ao discorrer sobre o fato ocorrido na última sessão ordinária, em que o Excelentíssimo Senhor Vereador, Valdir Franceschet, proferiu em relação ao respeitado Colega Domingos Eugênio Bebber, que sempre serviu ao nosso município e comunidade, com o desprendimento de quem busca o bem comum, sem ferir a ninguém e sem pagar um preço alto para ostentar poder.

Como muito se ouve falar de ilicitudes que porventura foram deflagradas na última campanha e outras que temos notícias.

Se existia alguma pessoa na sessão do dia 24 de agosto, como acreditamos que é a grande maioria dos que compõem esta Casa, para falar em moralidade e inflamar discurso acerca do que é certo ou errado, esta pessoa é Domingos Bebber, que covardemente foi atacado sem ter a oportunidade de se defender, por isso, mesmo constrangido faço esse registro.

Até porque precisamos de agentes públicos que respeitem o seu status e o seu mandato e não daqueles que depreciam uma Casa legislativa e põem em cheque perante a opinião pública a reputação hoje generalizada pelos maus políticos.

“Lobo em pele de cordeiro” pode simular muitos conceitos, no que compete a mim o Nobre Vereador Feio está despido desta ‘pele de cordeiro’ pelo que percebi na última sessão. Uma vez que, o Senhor Vereador não abandonou seu comportamento rancoroso e de ataques às pessoas que marcaram sua passagem na vida pública de Flores da Cunha e não perde tempo em caluniar ao bel prazer. Portanto, um comportamento bem previsível.

É lamentável que estejamos atuando num meio de ataques e defesas verbais. Não acho justo que a sua trajetória do vereador Bebber nesta Casa, embora curta, mas próspera, fosse ofuscada por quem é rancoroso e não apresentou nada de melhor", concluiu.

Justiça de Flores da Cunha condena pai a 36 anos de prisão

Cleomar da Silva, 22 anos, foi condenado a 36 anos de prisão pelos crimes de estrangulamento e abuso sexual, contra seu filho Kauê Fernando Rodrigues dos Santos, então com 1 ano e quatro meses. Cleomar disse ter matado a criança porque ela não parava de chorar.

Após oito horas de julgamento, no Fórum de Flores da Cunha, foram quatro votos dos jurados pela condenação do réu. Silva, ouviu a sentença da juíza Tania Cristina Dresch Buttinger - 24 anos de prisão
pelo assassinato e 12 anos por atentado violento ao pudor.

Segundo a denúncia do Ministério Público, no dia 2 de dezembro de 2007, Silva estava sozinho com o filho, na residência da família, no distrito de Otávio Rocha. Ele estrangulou o filho enquanto o violentou. Quando a mãe retornou para casa encontrou o menino desacordado. O pai disse que ele havia se engasgado comendo bolacha e leite.

De acordo com o promotor de Justiça Stéfano Lobato Kaltbach, Silva voltou a confessar o homicídio e negou a violência sexual.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Flores apresenta contraproposta a Corsan

A prefeitura de Flores da Cunha entregou a Corsan uma proposta de renovação de contrato de água, que vence em 2013, e de esgotamento sanitário - que é novo. O encontro aconteceu na terça-feira (25), em Porto Alegre.

Após análises de contratos de outros municípios, o prefeito Ernani Heberle entregou o documento com adaptações ao modelo de assinado por Santa Rosa com a estatal.

Segundo o secretário de Planejamento, Paulo Ribeiro - o documento entregue a Corsan pretende buscar algumas garantias como estabelecer a criação de um fundo gestor que vai garantir a manutenção e investimento nos sistemas de água e esgoto, a fiscalização e investimetnos em ações de educação ambiental.

Ribeiro descartou a possibilidade da criação de uma companhia municipal ou de um consorcio de municípios da região por ser inviável financeiramente. Ele afirmou que a melhor alternativa é manter o contrato com a corsan.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

"Lobo em pele de cordeiro"

Nesta segunda-feira (24), o vereador em exercício Domingos Eugênio Bebber (PDT) se despediu do parlamento florense. Ele utilizou a tribuna para falar sobre são três projetos (e bons diga-se de passagem)aprensentados durante os 30 dias em que permaneceu ocupando a vaga de seu companheiro Jatir Mósquer.

Durante seu discurso pediu serenidade aos vereadores. "Se posso deixar uma mensagem positiva para todos os Colegas que seguirão seu mandato é que o povo florense não quer e não necessita assistir discussões pessoais ou de cunho político partidário entre os Vereadores, mas quando houver discussões que sejam no nível que nossa população merece, sempre com o intuito de atender as necessidades e reivindicações do cidadão."

O vereador Valdir Franceschett (PMDB) o chamou de "lobo em pele de cordeiro". Apresentando um texto publicado pelo jornal O Florense, de 2005 em que Bebber atacava o PMDB, na época administrando a prefeitura.

Surpreso com a reação de Franceschett, o pedetista riu da situação.

A saber: A expressão - "lobo em pele de cordeiro" - é usada com a finalidade de identificar aqueles que se fazem passar por uma coisa e são outra.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

17 horas

A demora do Departamento Médico Legal (DML) de Caxias do Sul pela liberação do corpo do agricultor aposentado Cristiano Pan, de 65 anos, revoltou familiares e amigos. Segundo Paulo Verona, genro do agricultor, um irmão e um filho da vítima que tentaram agilizar o atendimento ficaram sem informações e foram mal tratados por funcionários do DML. De acordo com Verona, o corpo permaneceu no DML por aproximadamente 17 horas.

O agricultor morreu esmagado por um carreto agrícola, no domingo (23), em sua propriedade na localidade de São Victor, distrito de Mato Perso, interior de Flores da Cunha.

IGP

Em resposta ao caso, a assessoria de imprensa do Instituto Geral de Perícias (IGP), informou que por determinação legal - antes de seis horas não é possível realizar o atendimento no corpo. A necropsia deve ter sido feita por ordem de chegada. Sobre o mal atendimento a assessoria disse que é subjetivo e que o familiar pelo estado emocional pode interpretar errado. A assessoria recomendou que a família encaminhe uma reclamação formal ao Departamento Médico Legal (DML).

Então vejamos

1. Se o corpo entrou as 22h de domingo, passadas seis horas, o legista poderia iniciar o trabalho às 4h da madrugada de domingo. Mas o médico que chegaria às 8h, chegou depois das 9h30min. E o corpo só foi liberado às 14h30. Repito foram 17h.

2. Não acredito em subjetividade, ou o sujeito é mal educado ou não é.

3. Agora espero que a família procure o DML e faça a reclamação.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Motorista de São Marcos morre vítima da Gripe A

Um morador de São Marcos, de 25 anos, é a última vítima da Gripe A na Serra. O motorista estava internado a 35 dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Geral, em Caxias do Sul, e morreu no sábado (22).

A secretária de Saúde Greice Miotto Butelli confirmou a morte após receber o exame do laboratório. Segundo ela, o paciente evoluiu para o estágio grave e não resistiu a doença.

Em São Marcos, a secretaria de Saúde está orientando para evitar aglomerações.

Eu, sinceramente, estou evitando locais fechados. E você está se prevenindo?

Ernani Cavagnolli

Estava esperando uma boa notícia, uma piada ou até mesmo uma gafe para voltar a escrever neste espaço. Tenho motivo para minha ausência de posts, mas não vou justificar a falta de tempo - isso já virou um problema não só meu, mas da humanidade do século 21. Tenho é que me acostumar com isso.

O secretário da saúde de Flores da Cunha, Moacir Matana atendeu a convocação dos vereadores para apresentar explicações sobre Gripe A e outras doenças, nesta segunda-feira (24).

Na abertura de sua fala, ainda cumprimentando as autoridades cometeu a maior gafe que tenha presenciado nestes oito meses em Flores. Chamou o atual prefeito de Ernani Cavagnolli. E seguiu seu discurso sem perceber o erro para gracejos, desconforto de companheiros de partido e muitos sorrisos amarelos da platéia.

A saber - o nome do chefe do Executivo é Ernani Heberle (PDT). O equívoco não podia ser pior. Cavagnolli é o sobrenome do ex-prefeito peemedebista Renato. Adversário nas últimas eleições e do principal partido de oposição.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Twitter

Minha avó Nair Castellano diria "não arruma sarna pra te coçar guri!" Foi o que fiz desde quarta-feira (29). O culpado é o meu irmão Rômulo Balbinoti que veio com o papo de Twiter, e como sou "facinho" já estou na rede.

Entrei no Twitter, e você pode acompanhar pelo andretajes.

Ainda estou me acostumando com a ideia - que diga-se de passagem é bacana, estou gostando.

Me acompanhem por lá também. Espero por vocês.

Duas crianças de Flores da Cunha estão hospitalizadas com suspeita de Gripe A

Duas crianças de Flores da Cunha estão com a suspeita de terem contraído o vírus da Gripe A (H1N1) desde a noite desta quarta-feira (29). Elas estão internadas em hospitais de Caxias do Sul. A secretaria da Saúde está acompanhando os casos com o isolamento dos pais e familiares que tiveram contato com as crianças. A informação foi confirmada pelo secretário da Saúde, Moacir Matana no início da tarde desta quinta-feira (30).

Segundo informações, a Secretaria de Saúde já acompanhou dez casos suspeitos - e foi realizado o monitoramento durante dez dias. Destes, três fizeram a coleta e ainda não há o resultado do exame.

Na manhã de hoje, uma reunião no Hospital Fátima de Flores da Cunha, entre as secretarias da Saúde, Educação e área médica, definiu como orientação básica aos pais que pernameçam com seus filhos em casa e que evitem permanecer em locais fechados.

Como medida de prevenção, o início das aulas na rede municipal de ensino foi remarcado para o dia 17 de agosto.

Até o fechamento dessa matéria integrantes do Comitê Técnico para Enfrentamento da Influenza H1N1 A não quizeram se manifestar sobre as crianças com a suspeita da doença. O médico pediatra, Alfredo Koppe responsável pelo Comitê não foi localizado pela reportagem.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Há um vírus no ar, e é da Semana Farroupilha em Flores da Cunha

Foi lançada a Semana Farroupilha de Flores da Cunha. A apresentação da programação aconteceu nesta terça-feira (21), no Espaço Cultural São José.

A secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços é a responsável pela organização da Semana Farroupilha que ocorre entre os dias 13 e 20 de setembro, na Praça da Bandeira.

O tema do evento deste ano será Os Farroupilhas e suas façanhas e terá apresentação de peças teatrais, shows, histórias e costumes.

O secretário de Turismo Carlos Lisboa disse em seu discurso entusiasmado que existe um vírus no ar, e é da Semana Farroupilha (ele referiu ao medo que as pessoas tem da Gripe A (H1N1).A dupla formada pelo pajador Pedro Júnior da Fontoura e o violonista Clênio Bibiano fez um pockt show do espetáculo Coração Estradeiro e empolgou o público que estava presença. Tanto que ao final do espetáculo o secretário Lisboa confirmou a presença deles dia 16 de setembro.

A Téte com o Frank e outras culturas no Sarau da APAC

O pessoal da Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha (APAC) voltou com gás total. Já na 2ª edição do projeto Téte a Sexta - originalmente o nome é Téte a Terça, eles trouxeram para a sede do CTG Galpão Serrano, o músico e escritor Frank Jorge.E inovação com as apresentações ocorrendo em três palcos. No Palco Um, o convidado Frank Jorge e o rock gaúcho do Acústico Muffins.

No Palco Dois, a banda Hábitos Groove e no Palco Três aconteceu a exibição de produções audiovisuais e declamação de poesia.O que é: O sarau Téte a Terça ocorre toda segunda terça-feira do mês e objetiva dar visibilidade aos artistas florenses.

Executivo florense distribui R$ 36 mil a entidades

Todos que visitam esse espaço sabem de meu enjôo quando o assunto é repasse de verba para entidades. Já escrevi sobre esse assunto e não vou explicar novamente os motivos.

Em Flores da Cunha os vereadores aprovaram auxílio financeiro para dez entidades comunitárias. O valor total do repasse é de R$ 36 mil divididos entre elas. A votação do Projeto de Lei do Executivo que teve unanimidade de votos, e aconteceu na noite da última segunda-feira (20).

Os vereadores fizeram a defesa para que o montante seja aumentado no próximo ano.

As entidades contemplados devem apresentar o projeto onde a verba será aplicada e prestar contas caso tenha recebido valor no ano passado. Estarei de olho fiscalizando para entidade que receberá esse dinheiro público.

Coral Nova Trento R$ 7 mil
Associação dos Produtores de Arte e Cultura R$ 5 mil
Grupo Novo Amanhã R$ 5 mil
Grupo Escoteiro Alberto Mattioni R$ 4 mil
Soc. Cult. Agr. e Coral Super Festa Santa Juliana R$ 3,5 mil
Soc. Benef. de Desenvolvimento de Otávio Rocha R$ 3 mil
Liga Feminina de Combate ao Câncer R$ 2,5 mil
Assoc. Moradores Travessão Carvalho R$ 2 mil
Assoc. Rádio Comunitária Nova Trento R$ 2 mil
Coral Típico de Otávio Rocha R$ 2 mil

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Prefeitura de Flores da Cunha emite carnês do IPTU com reajuste acima do IGP-M

O líder de governo, Jatir Mosquer (PDT) afirmou que o executivo abriu sindicância para apurar as alterações indevidas no cadastro do IPTU. Segundo ele, o fato aconteceu dia 13 de outubro de 2008, quando 122 imóveis tiveram seus valores reajustados acima do índice do IGP-M, de 9,81%.

Na segunda-feira (29), Mosquer usou a tribuna da Câmara para defender a prefeitura diante dos erros nos carnês do IPTU. O presidente da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, Felipe Salvador (PP) se manifestou a favor de uma audiência pública para discutir o tema. Os pedetistas Mosquer e Osmar Doro foram contrários. O líder de governo justificou que a administração já está atendendo os afetados, individualmente.

A reportagem tentou gravar entrevista com o vereador em três oportunidades. Na noite desta quinta, a assessoria do parlamentar informou que ele está proibido pelo executivo de se manifestar sobre o assunto.

Felipe Salvador (PP) admitiu a possibilidade do erro ter sido realizado por uma ex cargo de confiança (cc) do governo passado. Porém, Salvador enfatiza que a administração teve um período de três meses para corrigir falhas.

Em tempo: Existe a possibilidade de acontecer nesta sexta-feira (3), uma reunião entre o legislativo, executivo e moradores de Nova Roma.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sem MSN e Orkut

Segundo informações, o prefeito de Flores da Cunha Ernani Heberle mandou o departamento de informática do executivo bloquear os sites de relacionamente como Msn e Orkut. A decisão desagradou integrantes do executivo (servidores de carreira e cargos de confiança).

Heberle teria dito que a medida é o início de gestão e profissionalização no funcionalismo público.

Uma bela ação, porém é preciso lembrar que estabelecendo critérios é possível liberar o MSN para alguns integrantes do governo. É preciso ter sensibilidade, hoje, o MSN é uma ferramenta de comunicação instantânea, e que gera economia de telefone para as empresas.

Zelo pelo público, e também pelo privado

O vereador José Luis de Souza (PSB) está sugerindo que seja construído estacionamento coberto para os veículos do executivo e dos funcionários públicos atrás do prédio da prefeitura da Flores da Cunha.

A justificativa do vereador é aumentar a durabilidade dos automóveis que diariamente ficam expostos ao sol e chuva. Além disso, a idéia é organizar o fluxo de veículos na frente da prefeitura. Segundo Souza, muitos visitantes não tem onde estacionar seus carros, pois as vagas estão sempre acupadas.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Kzuka

Para quem estava sentindo saudade ou apenas queria saber notícias do Rômulo Balbinotti, essa saiu do forno faz pouco tempo. Entre outras coisas o cara virou repórter do Kzuka.

Isso é visão! Ele também tem talento pra repórter da galera. Sem contar que é engraçadíssimo. Boa sorte irmão.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Amaral pode retornar ao comando da BM de Flores da Cunha

O Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO/Serra) confirmou a possibilidade de retorno do capitão Juliano Amaral para assumir a Brigada Militar de Flores da Cunha. O comandante do CRPO/Serra Telmo Machado de Sousa, deverá anunciar ofialmente a decisão na sexta-feira (26). "É interesse do CRPO", afirmou Sousa.

O capitão Amaral confirmou que seu retorno está se "desenhando" para os próximos dias.

O capitão Pedro Beron, comandante da BM local, está de férias e será transferido para Gramado, na região das Hortências.

Amaral poderá retornar aproximadamente um ano e seis meses, após ter sido afastado do cargo. Segundo o Ministério Público, ele é acusado de abuso de autoridade e tortura por omissão contra jovens, na noite do dia 27 de dezembro de 2007, em Flores.

Segundo a Justiça, o processo está na fase de degravação dos depoimentos colhidos na audiência de instrução, ocorrida em março. Não há previsão para o interrogatório dos réus.

No início de janeiro de 2008, Amaral foi transferido para Santiago. Após esteve lotado no Comando Geral da BM, em Porto Alegre. Desde novembro do ano passado, atua na 1ª Cia do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), em Caxias do Sul.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Aluno da Apae é premiado em festival

A APAE de Flores da Cunha foi premiada no VI Festival Regional Nossa Arte, que aconteceu na semana passada em Garibaldi. A tela do aluno Daniel Cavagnoli conquistou a categoria artes visuais. A emoção tomou conta do grupo florense, Daniel morreu no ano passado.

A direção da escola havia pedido autorização da família para apresentar o trabalho de Daniel, no Festival. A escola também apresentou trabalhos de artesanato e ficou em segundo lugar na categoria dança solo, com a aluna Jocelaine Crestani.

Os classificados irão apresentar-se no Festival Estadual Nossa Arte, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, nos Pavilhões da Fenachamp, em Garibaldi.

As outras APAEs classificadas foram:

Artes Cênicas e Musicais: Garibaldi
Dança e Dança Folclórica: Bento Gonçalves
Artes Literárias: São Marcos
Artesanato: Vacaria

Temos outras prioridades, diz vereador ao retirar emenda do PPA

Para o vereador Alexandre Scortegagna (PP), a má iluminação pública do meio urbano e rural e a construção de uma clínica para a recuperação de dependentes químicos e do centro de cultura são
algumas das prioridades no município e não a compra de veículos para secretarias.

Essa foi sua justificativa para apresentar a retirada de quatro emendas do Plano Plurianual 2009/2013 que tratava sobre a compra de veículos para as secretarias da Administração e Governo, da Fazenda e do Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito.

Scortegagna se defendeu da acusação do vereador Jatir Mosquer de que sua atitude tenho sido demagógica.

Os vereadores de Flores da Cunha votaram as emendas substitutivas, supressivas e aditivas do PPA. As alterações foram aprovadas nesta segunda-feira (22), na Câmara.

Retirada de emendas do PPA causa desconforto entre vereadores

Os vereadores de Flores da Cunha votaram as emendas substitutivas, supressivas e aditivas do Plano Plurianual (PPA) 2009/2013. As alterações foram aprovadas nesta segunda-feira (22), na Câmara.

Em sua manifestação, o líder do governo, vereador Jatir Mosquer (PDT) afirmou que o PPA foi construído em cima das prioridades apontadas pela comunidade nas reuniões do Orçamento Cidadão.

As substituições e inclusões de emendas do PPA foram aprovadas por unanimidade no plenário. Porém, o pedido de retirada das emendas que apontavam a compra de veículos para as secretarias da Administração e Governo, da Fazenda e do Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, feito pelo vereador Alexandre Scortegagna (PP), deixou Mosquer irritado. Ele analisou as emendas, e classificou a atitude de Scortegagna como demagógica.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Recorde

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) divulgou o número de concorrentes para o Conselho Tutelar de Flores da Cunha. No total, 18 pessoas vão disputar as cinco vagas para titulares e outras cinco de suplentes.

Para a presidenta do Comdica, Ieda Pedron o número de inscritos surpreendeu. Segundo ela, os números são resultados do trabalho de divulgação feito pela entidade.

A eleição para o conselheiro tutelar acontece no dia 23 de agosto, das 8h às 17h. No dia 1º de setembro os eleitos tomam posse.

Candidatos:

Bernardete Bulla
Bernardete Fortunati
Carlos Alberto Batista
Débora Coradi Padilha
Diego Rolando Corradi
Eugenia Pereira dos Santos
Flávia Damin
Goretti Soranzo Andrighetti
Mari Lurdes Veadrigo Borges
Maria da Graça Costa Ribeiro
Maria Luiza Malikoski Garbin
Marilda Mossmann de Araújo
Marisa Sonda Pelissari
Ricardo Muzi da Silva
Rosane Barbosa Rodrigues
Roseli Suzana Giachelin
Sérgio Jaques de Mello
Sonia Carla Susin

A propósito: O que está em jogo para o recorde dos 18 candidatos ao Conselho Tutelar, o salário ou o zelo pelos direitos das crianças e adolescentes?

Maletas

Através de uma denúncia anônima a Polícia Civil de Flores da Cunha apreendeu oito maletas caça níqueis que estavam em duas salas no andar superior de um estabelecimento comercial, no centro, na manhã desta segunda-feira (8).

Segundo a delegada de Polícia Aline Martinelli foram apreendidos entre R$ 400 e R$ 500 que estavam dentro das máquinas. O dono do local e um homem que estava jogando foram conduzidos até da Delegacia de Polícia onde foi lavrado um Termo Ciscunstanciado (delito de menor poder ofensivo).

Segundo Aline a Polícia Civil está agindo contra o jogo ilegal na cidade.

No dia 5 de maio, a Brigada Militar de Flores da Cunha apreendeu seis máquinas caça-níqueis portáteis. O material estava instalado no mesmo local. Na ocasião foi apreendido R$ 149.

122

Está confirmado para a próxima sexta-feira (12) o início das obras de ordenação do trânsito no km 93 da RS-122, no acesso aos Loteamentos Pérola I, II e III. No local serão construídos canteiros centrais, instaladas lombadas eletrônicas e sinalização vertical e horizontal.

O acordo havia sido selado no gabinete do prefeito de Flores da Cunha Ernani Heberle, na tarde do dia 28 de maio.

Mais um exemplo de que uma comunidade unida e que pressiona os governantes consegue seus objetivos.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Demissão

No início do mês, o secretário da Sáude de Flores da Cunha, Moacir Matana garantiu que o médico Evandro Resende, coordenador do Programa de Saúde da Família (PSF), da Unidade de Saúde Dr. Hildebrando Cardoso Pereira seria transferido para a Unidade de Saúde de Nova Roma, porém em outro momento. O secretário justificou a saída do médico devido a mudanças em vários segmentos da secretaria da saúde e nas unidades do Centro, Nova Roma e Pérola.

Evandro Resende confirmou que foi demitido pelo secretário, no dia 30 de maio. E em seguida foi convidado por Matana para coordenar a implantação do PSF na Unidade de Saúde, de Nova Roma. Ele disse que está estudando outras propostas, e que não tem certeza se vai aceitar o convite.

Durante a sessão da Câmara de Vereadores do dia 1º de junho, o vereador Osmar Doro (PDT) afirmou que um dos motivos para a demissão do médico foi uma queixa de mal atendimento a um paciente.

Procurado pela reportagem, o médico preferiu não gravar entrevista sobre sua demissão e a acusação de mal atendimento.

Nessa semana na Câmara de Vereadores a discussão retornou ano plenário, e o líder de governo vereador Jatir Mosquer (PDT) chegou a dizer que a demissão ter sido "por motivos pessoais", mais tarde corrigiu e disse que a razão era "profissional".

sábado, 6 de junho de 2009

Mudança de hábito II

Outro exemplo de que as pessoas precisam mudar seus hábitos para ter um pouco mais de segurança. As pessoas continuam abrindo a porta de casa para qualquer um que bate a porta. O fato aconteceu numa cidade do mesmo porte de Flores da Cunha.

Um casal de idosos foi agredido dentro de casa por ladrões, por volta das 18h, desta quinta-feira (4), em São Marcos. Um homem bateu a porta, e quando a senhora de 84 anos abriu ela e seu esposo, de 90 anos, foram rendidos por cinco homens.

Os idosos foram amarrados com fita crepe em uma das salas da residência e agredidos a socos. Eles conseguiram se libertar uma hora depois, e chamaram a Brigada Militar.

Os ladrões roubaram um cofre com R$ 9,6 mil. Na casa deixaram na fuga, duas munições de calibre 38 intactas, uma chave de fenda, um pé-de-cabra, um boné e pedaços de fitas crepe.

As vítimas foram internadas no Hospital São João Bosco e receberam cuidados devido aos ferimentos e o trauma psicológico. Eles receberam alta na manhã de sexta-feira (5).

Mudança de hábito

No início desta semana, uma mulher de 40 anos foi vítima de um sequestro relâmpago às13h40min, no centro de Flores da Cunha. Ela havia saído da agência do Banrisul e entrado na sua camionete Toyota Fielder, de cor preta, quando foi surpreendida por um homem que invadiu seu veículo.

A vítima foi levada até o bairro de Ana Rech, em Caxias do Sul. Lá o bandido fez um saque de R$ 1 mil. Após ela foi obrigada a dirigir até uma estrada entre Ana Rech e Faxinal onde foi libertada. O ladrão entrou em um Fiat Pálio, branco, onde um comparsa o esperava. Eles fugiram com destino ignorado.

Está na hora das pessoas pararem de agir como se estivessem no século passado. As coisas mudaram, também, em Flores da Cunha. Não é mais possível deixar o carro aberto, a porta de casa enconstada - é preciso ter atenção, desconfiar. Não quero causar pânico e amedrontar as pessoas, mas é necessário que estejamos preocupados com nossa própria segurança.

Os órgãos de segurança que tem a obrigação constitucional de proteger o cidadão, tem pouco efetivo policial, trabalham com armas obsoletas, uma boa parte sem colete a prova de balas e rádio comunicador, e para completar a desgraça recebem por um serviço árduo, um salário quase miserável.

Sugiro que olhemos para os lados.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Ascari X Claudete

O vereador Moacir Ascari (PMDB) apontou irregularidades no projeto de contratação emergencial de 27 professores encaminhado pelo Executivo, e votado pelo legislativo em março deste ano. Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Flores dessa segunda-feira (1º), Ascari apresentou as acusações com o título "SECRETÁRIA MENTE PARA A CÂMARA DE VEREADORES", durante seu tempo regimentar no grande expediente.

O peemedebista sustentou que três professores foram transferidos de escolas do município para trabalhar na área administrativa da secretaria, e que esta atitude estaria em desconformidade com e legislação.

A secretária de Educação de Flores da Cunha, Claudete Conte (PDT) rebateu as acusações. Para ela, não existem irregularidades e disse estar surpresa com as acusações feitas por Ascari.

Segundo ela, "é uma prática habitual de todos os governos", se referindo as transferências dos professores. "Isso é plenamente normal", completou.

terça-feira, 2 de junho de 2009

O futuro do Turismo de Flores

O segundo suplente de vereador Régis Slaviero (PT) admitiu a possibilidade de assumir a secretaria do Turismo de Flores da Cunha. Segundo ele, as reuniões do diretório municipal do partido apontaram quatro nomes.

Após o encontro desta segunda (1º) não houve definição e uma nova reunião ficou marcada para o próximo dia 8 de junho.

Na semana passada Slaviero esteve na secretaria do Turismo para conhecer o trabalho dos possíveis colegas. "Se for necessário assumir a secretaria é questão de adptação", disse.

Slaviero concorreu a vereador na última eleição e fez 235 votos. Caso não assuma a secretaria de Turismo, o pedreiro deverá ocupar a vaga do vereador José Luiz de Souza (PSB), em julho.

Resta saber em que mãos estará o futuro do Turismo de Flores da Cunha. Vale lembrar que esta pasta junto com a Educação, é a menina dos olhos do prefeito Ernani Heberle.

Zoonoses

Uma reunião no gabinete do prefeito de Flores da Cunha Ernani Heberle, em maio (estou recuperando este assunto), com a participação dos secretários da Saúde, Moacir Matana e da Educação, Claudete Conte, do presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Salvador, e também de integrantes da direção da ONG União Pela Vida Aninmal (UPEVA), discutiu a criação de um plano de ação para os cuidados com animais abandonados no município.

Matana diz que o trabalho será realizado em conjunto entre o executivo e a entidade. Segundo o secretário, a Upeva será transferida para o bairro Medianeira em 60 dias, junto será instalado o novo Centro de Zoonoses.

Já se passaram mais de 15 dias e nenhuma notícia sobre o grupo de trabalho e o plano de ação. Espero que esteja sendo construído. Agora faltam uns 45 dias para o novo Centro de Zoonoses ser transferido para o Medianeira.

Reajuste

Foi aprovado em sessão extraordinária (sem remuneração) na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha o projeto de lei do Executivo que aumenta o salário dos servidores ativos e inativos. Os funcionários terão um aumento de R$ 60 no salário base e reposição de 7%.

Apesar da aprovação unânime, alguns vereadores se manifestaram quanto ao pequeno aumento dado pelo executivo.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Flores da Cunha, Deonir Zulian, os valores são apropriados para o momento em que vive o país. Segundo ele, ficou acertado que havendo um aumento na arrecadação do município, o executivo abrirá a discussão sobre uma nova reposição. Zulian também confirmou que deverá haver a discussão de um aumento no vale alimentação dos funcionários ainda neste ano.

O funcionalismo recebeu o aumento retroavito a 1º de maio.

Confesso que não acredito em promessas, mas a Zulian não restava outra alternativa. Certamente os servidores deverão cobrar o aumento prometido caso haja aumento na arrecadação de impostos.

terça-feira, 26 de maio de 2009

O Moinhos de Vento passado a limpo

Moinhos de Vento - Histórias de um bairro de Porto Alegre tem 224 páginas, 20 das quais com fotos. O texto apresenta mais de 250 personagens. Veja só o elenco que desfila nas páginas do livro: A.J. Renner, Getúlio Vargas, Érico Veríssimo, Leonel Brizola, Ildo Meneghetti, João Goulart, Caetano Veloso, Daiane dos Santos, Clodovil, Thomaz Koch, Castelo Branco, Dom João Becker, Dom Vicente Scherer, Flores da Cunha, Alberto Bins, Elis Regina, Jair Rodrigues, Miriam Makeba, João Wallig, Paixão Côrtes, Breno Caldas, Maurice Chevalier, Herman's Hermits, João Gilberto, Maria Bethânia, Abramo Eberle, Florêncio Ygartua, Loureiro da Silva, Frei Betto, Pablo Komlós, Oswaldo Aranha, Lindolfo Collor, Antônio e Laura Mostardeiro...

O texto abrange o período compreendido entre o loteamento do então chamado Arraial de São Manoel, em 1878, passa pela ascensão do Moinhos como bairro de elite da cidade um pouco antes da Revolução de 30 e chega até os dias atuais, quando ele se tornou um point dos cafés e da vida noturna. A obra mostra que, em Porto Alegre, o Moinhos se tornou uma confluência, nunca mais repetida na cidade, do dinheiro “novo” com o dinheiro “velho”. Membros de famílias conhecidas do Estado – Vargas, Goulart, Flores da Cunha, Aranha, Chaves Barcellos - estiveram instalados no bairro ou nas proximidades. Boa parte dos homens que ajudaram a alavancar a industrialização gaúcha – A.J.Renner, João Wallig, Abramo Eberle – assim como os criadores e proprietários de marcas empresariais famosas (Varig, Casa Krahe, Taurus) também construíram suas residências particulares na região. Por força desse status de área exclusiva, o Moinhos foi cenário dos agitados acontecimentos pré e pós- 64, já que, nesta época, o centro do poder do Rio Grande do Sul estava instalado ali: o Governador Ildo Meneghetti, seu antecessor, Leonel Brizola, o presidente da Fiergs, Plínio Kroeff, e o da Farsul, Oscar Carneiro da Fontoura. E, quando estava em Porto Alegre, o presidente João Goulart se hospedava no apartamento da mãe, Vicentina (no Edifício Santa Luiza, na 24 de outubro).

Se seu passado é fulgurante de história e tradição, o Moinhos de Vento foi pioneiro, também, em certos aspectos vinculados à modernidade que se tornaram, posteriormente, rotineiros em Porto Alegre. A primeira piscina particular da cidade foi construída no bairro, assim como a pioneira galeria comercial situada fora do Centro. O Moinhos também foi sede das inéditas lojas dedicadas exclusivamente à venda de CDs e à decoração de ambientes. Os Edifícios Arachane, Floragê e Jorge V abrigaram os maiores apartamentos construídos na capital em suas respectivas épocas. Além disso, duas inovações comportamentais surgidas no bairro estão hoje incorporadas de tal forma ao nosso cotidiano que nem percebemos o impacto revolucionário que causaram em sua época. Foi no Moinhos (Rua Quintino Bocaiúva) que Fernando Mendes (Fernandinho) lançou um dos primeiros, senão o primeiro, salão de cabeleireiros masculino do Brasil. E a 24 de outubro era o endereço da Academia do Parque, que disseminou em Porto Alegre o culto aos exercícios e à forma física vigente até hoje.

O livro relata histórias que hoje parecem inacreditáveis, como as corridas de carros no Parcão nos anos 70, nas quais os rapazes ficavam nus em cima dos veículos. O local era um grande point da juventude na época, que se reunia ali às centenas para conversar e namorar em voltas dos trailers de cheeseburger.

Moinhos de Vento - histórias de um bairro de Porto Alegre também conta a história de três assassinatos que abalaram a cidade: o fantasmagórico “crime da Lagoa dos Barros”, o chamado “ Caso Margit Kliemann” e a morte de José Antônio Daudt.

O texto historia a construção dos grandes espaços públicos do bairro, o Prado Moinhos de Vento e o Estádio do Grêmio. Além disso, Moinhos de Vento - Histórias de um bairro de Porto Alegre também menciona os grandes shows musicais promovidos pela Associação Leopoldina do Juvenil e pelo Grêmio Náutico União (Maurice Chevalier, Elis Regina, Jair Rodrigues, Miriam Makeba, Herman’s Hermits, Caetano Veloso etc).

Carlos Bisson.

Recentemente li o obra do Bisson e gostei. Acompanhei de longe parte do processo de criação do escritor. Fiquei surpreso e satisfeito com o resgate histórico com riqueza de detalhes trazido por ele.

Queria poder ler livros escritos pelo Bisson, dedicados ao Menino Deus, ao Grêmio, a minha Uruguaiana, enfim a coisas de meu interesse.

Clone

Uma blitz da Brigada Militar identificou um veículo clonado, na avenida 25 de Julho, no centro de Flores da Cunha. Os policiais militares tinham a informação que o Pálio, de cor verde, placas IKW-0725, de Campo Bom estava circulando na cidade. Na noite de terça-feira (19), uma senhora foi flagrada dirigindo sem o registro do veículo, que foi apreendido e recolhido ao guincho.

Na manhã seguinte, o proprietário do Pálio esteve na Delegacia de Polícia de Flores da Cunha. Ele havia recebido diversas multas em lombadas eletrônicas da mesma 25 de Julho, sem nunca ter vindo a Flores. O proprietário apresentou os documentos do Pálio, de cor azul, para a delegada Aline Martinelli que fez a comparação.

O Pálio apreendido apresenta sinais grosseiros de adulteração, na cor e nos chassis dos vidros.

A delegada Aline Martinelli inicia seu trabalho em Flores com um novo caso para esclarecer.

Raimundo Paviani

Foi protolocado na noite da sexta-feira (22), o Projeto de Lei que pretende homenagear o 1º Presidente da Câmara de Vereadores, Raymundo Paviani, eleito pelo povo em 1947 .

O vereador José Luis de Souza (PSB), quer denominar o lesgislativo florense como "Câmara de Vereadores Raymundo Paviani".

Raymundo Paviani nasceu em 28 de maio de 1920, no travessão Mützel, em Nova Pádua, 4º Distrito de Caxias do Sul. (Flores da Cunha, ex-Nova Trento, ainda não havia se emancipado).

Paviani, ocupou vários cargos públicos municipais. Entre eles: três mandatos como prefeito, em 1951 e 1963 pelo Partido de Representação Popular (PRP), e em 1972 pela Arena. Também foi vereador em três oportunidades, nos anos de 1947, 1955 e 1959.

Justa homenagem, mas se tivesse que apostar nunca arriscaria que o proponente do projeto tivesse sido o Partido Socialista Brasileiro.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Feira

Até domingo a cultura estará na Praça da Bandeira, no centro de Flores da Cunha. Iniciou nesta quarta-feira (20), a 32 ª edição da Feira do Livro com a presença de estudantes de escolas municipais, apresentações de esquetes teatrais e da escritora e contadora de histórias, Léia Cassol.

Confesso a minha decepção com a Feira. Apenas cinco livrarias expõe seus produtos e as estruturas das bancas são precárias. Na manhã desta quarta, o equipamento de som deu trabalho e fez os funcionários da secretaria da educação correrem de um lado para o outro para corrigirem as falhas.

Na praça não existe um Café, e tampouco foi agendada pela organização uma sessão de autógrafo para o patrono da Feira, Ivo Gasparin.

Mesmo com os apontamentos, convido a todos a prestigiarem a Feira para poder cobrar mudanças.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Premiados

Os vencedores do concurso Como Vejo Meu Município foram premiados na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, na noite desta segunda-feira (18). Desde 1995, a disputa ocorre com o objetivo de estimular a criação e preservar a cultura de Flores.

Neste ano, os alunos das escolas de ensino fundamental participaram nas seguintes categorias: paródia, desenho, slogan e história em quadrinhos.

Destaco o ganhador na categoria paródia - Glayber de Oliveira Souza, da 7ª série da Escola São José com - Flores e sua versão para Fada, de Victor e Leo.

E o primeiro lugar na categoria história em quadrinhos com o título Repórter por um dia a estudante da Escola Rio Branco, Larissa Bergoza.

Gravei com os dois uma matéria especial (confere no link http://www.leouve.com.br/noticias-interna.php?noticia=36275). Parabéns aos criativos estudantes.

Guerreiras

Coragem, valentia, dedicação, persistência. São alguns dos adjetivos que podemos classificaram as 13 mulheres que tem entre 42 e 75 anos, e se formaram no projeto Alfabetização Saudável, nesta segunda-feira (18).

Elas estudaram e cumpriram as obrigações da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dentro do auditório da Unidade Básica de Saúde Dr. Hildebrando Cardoso Pereira, no Loteamento Pérola, em Flores da Cunha.

Cito duas pessoas importantes neste processo: O paraninfo da turma, Jandir Ponce e a agente comunitária de saúde e professora Maria da Graça Silveira Borba. A pedagoga com 28 anos de autuação afirma que este é um momento especial.

Impossível não ficar emocionado com essa formatura por todas as circunstâncias que a cercaram.

Guerreiras aquelas 13 estudantes!

domingo, 17 de maio de 2009

Comédia stand up

A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha parecia um espetáculo de comédia stand up na última segunda-feira (11). O erro na pronúncia do nome do comandante da 2ª Cia da Brigada Militar de Flores da Cunha, Pedro Alexander Beron da Cunha foi o principal motivo para as risadas.

Após seu pronunciamento na Tribuna Livre. Alguns vereadores fizeram questionamentos, mas erraram o nome do capitão Beron.

Osmar Doro, líder da bancada do PDT, o chamou de Pedro "Alexandre" Beron da Cunha. Na sequência foi a vez do vereador Alexandre Scortegagna (PP), corrigir Doro, mas escorregar e feio. Ele perguntou a Beron se o capitão estaria sendo "transladado", ele quis dizer transferência. Para completar o presidente da Casa, chamou o capitão em três oportunidades de Pedro Alexander "Baron" da Cunha.

Na hora foi engraçado, mas claro ninguém gosta de ter seu nome trocado, ainda mais diante de plateia.

Uma dica: anotem como se lê e estará resolvido.

sábado, 16 de maio de 2009

Sem tempo, será?

Na manhã deste sábado (16) recebi uma ligação e do outro lado da linha uma pessoa me confidenciou que um secretário de Flores da Cunha ainda não esteve em todos os locais que sua pasta é responsável.

Depois de cinco meses fica difícil de explicar o motivo. A falta de tempo se torna desculpa esfarrapada.

4 a 0

Este é o número de visitas que políticos fizeram desde janeiro de 2009 a Unidade Básica de Saúde Dr. Hildebrando Cardoso Pereira. Um que hoje não exerce cargo já foi até a unidade do Pérola quatro vezes - o outro que tem cargo público, ainda não teve tempo de fazer uma visita.

Na segunda-feira (18), tem a formatura de 13 alunos do projeto Alfabetização Saúdável. É uma bela oportunidade para recuperar a imagem. Aproveite!

O placar pode mudar para 5 a 1. Estarei lá para prestigiar o evento e presenciar a situação.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Aposta

A delegada Aline Martinelli, de 26 anos é a nova titular da Delegacia de Polícia (DP) de Flores da Cunha. Ela assume o cargo na próxima segunda-feira, dia 18. Aline estava atuando em Santa Bárbara do Sul, no noroeste do Estado.

Desde 1º de abril, o município está sem delegado titular. Silvio Huppes que permaneceu por três meses pediu transferência para Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos.

Nos 45 dias em que Flores ficou sem titular - os delegados Vítor Carnaúba, da 1ª DP de Caxias do Sul e Marinês Trevisan, de São Marcos trabalham interinamente na cidade.

Façam suas apostas - quanto tempo ficará a delegada Aline Martinelli?

Longe

Já está na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha o projeto de lei do Executivo que concederá aumento de salário para os servidores ativos e inativos.

Após reuniões da direção do Sindicato dos Servidores Municipais e a prefeitura ficou firmado um acordo que irá conceder o valor de R$ 60 e a reposição salarial de 7%.

Segundo Heberle, existe uma determinação para que não seja usado mais de 35% do orçamento com a folha de pagamento. O prefeito sustenta que inviabilizaria investimentos.

O projeto deverá ser votado na próxima segunda-feira (18), após o pedido de urgência urgentíssima do vereador Moacir Ascari (PMDB) devido ao pouco prazo para discussão do projeto. Resta saber se o aumento proposto será aprovado.

O presidente da Cãmara de Vereadores, Felipe Salvador havia proposto seis cenários de reajuste. O executivo ficou bem abaixo das simulações. Caso seja aprovado o funcionalismo receberá o aumento a partir de 1º de maio.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Cinto de segurança

Na segunda-feira (11) após o encerramento da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, o comandante da 2ª Cia da Brigada Militar, capitão Pedro Beron usou o espaço da Tribuna Livre para divulgar o trabalho realizado no município.

Devido aos constantes acidentes, ele informou que a fiscalização no trânsito foi intensificada e que os policiais estão orientado para o uso do cinto de segurança e coibindo a conversa pelo telefone celular ao volante.

O vereador Valdir Franceschet (PMDB) disse que havia sido flagrado por policiais sem o cinto de segurança. Ele pediu que fosse realizado um trabalho de concientização e educação nas escolas. Franceschet elogiou a orientação realizada pela Brigada Militar.

Vale lembrar que o novo Código Brasileiro de Trânsito, que tornou obrigatório o uso do cinto de segurança já existe a mais de dez anos.

Art. 65. É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.
Até quando vamos ficar passando a mão na cabeça de adultos que descumprem as leis, seja por pressa, esquecimento ou desrespeito a vida?

Com todas as campanhas de trânsito divulgadas pela mídia, dirigir sem cinto de segurança é feio. Os trocadilhos são quase sempre horríveis.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Bumerangue

A secretária de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha, Claudete Gaio Conte (PDT), pode estar deixando a pasta nos próximos dias. Ela fez a afirmação durante o intervalo da sessão ordinária desta segunda-feira (11), na Câmara de Vereadores.

"Estou tentada a retornar", afirmou Claudete. Ela se reelegeu vereadora na última eleição, mas pediu licença para aceitar o convite do prefeito Ernani Heberle (PDT) para ocupar a cadeira na Educação.

Segundo Claudete, um dos motivos é particular. A ausência no acompanhamento do crescimento da filha, de dois anos, estaria lhe incomodando. O outro é a distância percorrida de sua residência até a prefeitura. A secretária mora em Mato Perso, distrito de Flores, e faz 50 km diariamente.

Em janeiro, diante de críticas sobre ela ter deixado o cargo de vereadora para assumir a Educação, Claudete afirmou que fiscalizaria o trabalho dos colegas, em respeito aos eleitores que confiaram o voto nela. Nesta segunda, foi a primeira vez que a vereadora licenciada compareceu na Câmara, depois de 16 sessões realizadas.

Durante um entrevista no início ano, a secretária afirmou que teria o apoio de Heberle para a reivindicações da comunidade. Sua saída se explica somente a questões particulares ou Claudete está isolada?

Nessa mesma matéria a secretária disse que poderia voltar ao legislativo a qualquer momento. Voltou cedo, vocês não acham?

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sinuca

O presidente da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, Felipe Salvador apresentou durante a sessão de segunda-feira (4), a resposta do Executivo a um requerimento pedido sobre o impacto financeiro e o comprometimento da receita no orçamento do município com aumento salarial para o funcionalismo público.

No documento, existem seis cenários com os seguintes percentuais de aumento (veja abaixo). Nenhuma das projeções ultrapassou o valor limite do orçamento com a folha de pagamento. Perceba a sinuca que o prefeito Ernani Heberle está. Se der valores menores será cobrado do funcionalismo e sofrerá as primeiras rejeições.

Será que foi a intenção?

a. de R$ 100,00 com 10%
b. de R$ 100,00 com 15%
c. de R$ 100,00 com 20%
d. de R$ 200,00 com 10%
e. de R$ 200,00 com 15%

domingo, 10 de maio de 2009

BBB

Prestem atenção ao detalhe da foto. Em novembro do ano passado a Glenda e colegas foram na tradicional Lancheria Jaime Rocha. Nessa semana, revendo as fotos daquela noite ela percebeu a presença do BBB caxiense Flávio, antes da fama.

Explico a montagem. Não quis expor pessoas que não conheço. Na foto aparece o camarada Maurício, uma figuraça.

A noite era de famosos. O brother Maurício Pretto, jornalista e comunicador da Rádio Atlântida e ex SP3 estava lá fazendo uma boca, relembra a Glenda.

Antecipando emoções

A ideia foi da formanda Creuza Donatelli de colocar na Eduarda o capelo (chapéu de formatura).

Fotogênica, igual a mãe, sorriu e fez pose para a lente.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Indigestão

Uma fonte me confidenciou na segunda-feira da semana passada que o comandante da 2ª Companhia da Brigada Militar de Flores da Cunha, capitão Pedro Beron estaria sendo transferido, sem explicar o motivo.

O comandante do 36º BPM de Farroupilha, major Leonel Bueno descartou a saída de Beron. Segundo Bueno, em janeiro, houve o interesse do próprio capitão Beron e da corporação de que ele deixesse a cidade. Bueno afirma que hoje não tem o interesse em remover o comandante local.

Beron ficou satisfeito com o apoio de seu superior, o major Leonel Bueno, porém fez uma ressalva ao pronunciamento do major Bueno. Segundo ele nunca foi sua intenção em deixar Flores, mas havia a decisão do comando do 36º BPM".

O capitão classificou a informação como intriga e pediu honestidade, hombridade e sinceridade com quem trabalha no serviço público.

Ele confirmou o interesse em permanecer em Flores. "Minha intenção é esta, e sempre foi desde que eu cheguei aqui. Estou satisfeito profissionalmente em estar comandando uma Companhia", ressatou.

Onda tem fumaça, tem fogo!

E se isso acontecer Flores da Cunha pode ficar ao mesmo tempo sem comando na Brigada Militar e na Polícia Civil.

Sem recesso

Um belo exemplo me parece dos vereadores de São Marcos. Eles aprovaram, por unanimidade, a alteração da Lei Orgânica e excluíram o recesso parlamentar de 30 dias no primeiro ano de cada legislatura.

A iniciativa pretende colaborar com quem está chegando no executivo. Segundo o líder da bancada Progressista, vereador José Camargo agora foi oficializado o que ele classificou de "acordo de cavalheiros". No início do ano, o legislativo retornou no período de recesso para contribuir com o prefeito Evandro Ballardin (PMDB).

Exemplo: A Câmara de São Marcos tem um dos menores recessos, 30 dias e não recebe por convocação de sessão extraordinária.

O ano do esporte

Em Flores da Cunha, as torneiras estão abertas para o esporte.

A maioria de vocês já sabe da minha incorformidade com os repasses de verbas a entidades. E quando se trata de auxílio para clubes esportivos é muito pior. A maioria dos clubes de hoje sobrevive de verbas públicas. Numa certa ocasião, um conhecido me contou que uma amiga estava criando uma ONG e lhe perguntei em benefício de quem? A resposta veio de bate pronto - "dela mesma".

Em vejamos, no final de fevereiro foi aprovado o projeto de Lei nº 013 de origem do Executivo que concede um repasse financeiro de R$ 155.390,00 para a Associação Florense de Esportes (AFE), para realização de eventos esportivos.

E se não bastasse, nesta semana foi a vez do Esporte Clube Rui Barbosa receber um auxílio de R$ 3.450. O Projeto de Lei nº 025 da prefeitura repassa o valor para subsidiar a participação na Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho.

É ou não é fácil ser clube esportivo?

Está no projeto da AFE - § 1º Os recursos servirão para cobrir despesas com confecção de regulamentos, carnês, súmulas, talonários, documentos de identidade de atletas, arbitragem, aquisição de troféus, medalhas, promoção de palestras, despesas com Junta de Justiça Desportiva, aquisição de material esportivo, de expediente, aluguel de quadras, contratação de segurança, locação de equipamentos de som, divulgação de eventos, confecção de folders e cartazes, fotografias, vídeos, DVDs e manutenção do Estádio Homero Soldatelli. Estarei atento, principalmente, a esses itens grifados.

Pelo menos dois representantes de esportes como a luta de braço e o vôlei feminino já manifestaram o interesse em poder contar com o Departamento Municipal de Desportos e a AFE. Será que eles terão o mesmo tratamento?

Evolução

Esse flagrante mostra a evolução da contravenção. Nesta terça-feira (5), a Brigada Militar de Flores da Cunha apreendeu seis máquinas caça-níqueis portáteis. O material estava instalado nos fundos de uma lancheria localizada na rua 25 de Julho, centro da cidade.

As máquinas foram lacradas e também foi apreendido R$ 149.

O proprietário do estabelecimento foi enquadrado no crime de jogo de azar e responderá a um Termo Circunstanciado (ocorrência de menor potencial ofensivo).

Estrada velha

O prefeito de Flores da Cunha Ernani Heberle (PDT) esteve no gabinete do Secretário da Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade solicitando o asfaltamento da Estada Velha. O trecho de 10km liga os bairros São Cristóvão, em Flores, ao Fátima, em Caxias do Sul.

Heberle, pretende contar com a colaboração da prefeitura de Caxias para a realização da obra. Resta saber se o asfaltamento dessa rodovia é prioridade para o governo caxiense. O chefe do executivo florense pediu também a participação do Estado.

A justificativa é boa. Heberle diz que o asfaltamento da Estrada Velha deve desafogar o trânsito na RS-122.

Em tempo: Heberle pediu a interferência de Andrade para agilizar a liberação da obra de acesso ao Loteamento Pérola, na RS-122. Já houve mortes no local.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Abundância

Nesta manhã percebi um novo comentário em um post deste blog. Fui conferir e era de uma ex-colega e amiga, a jornalista Thiana Orth. Assim descobri que a guria tem um blog. Ou não sabia, ou não lembrava, vocês sabem minha memória é péssima.

Nós estamos um tempão afastados e resolvi ler alguns textos para me atualizar sobre ela. Muitas novidades! Eu que gosto de reunir amigos pretendo organizar um "remember" com os "bonecros".

Eu que não costumo prestar muito atenção em frases, mas saquei essa do texto de abertura do blog da Thiana: "de nada adianta eu criar abundância só pra mim se eu não conseguir criar para os outros também", cacetada! Assim ela abriu seu blog no dia 29 de dezembro de 2008.

Ah dá uma passada por lá. Você não vai se arrepender. http://thianaorth.blogspot.com/

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Mosquedo

Em Brasília, durante o Encontro Nacional de Comunicadores veja como ficou uma caixa de som durante o pronunciamento do presidente Lula.

Na fronteira, usam a expressão - "mosquedo" para designar um lugar com grande quantidade de moscas. Eram radialistas de todo país aproveitando a oportunidade de transmitir o discurso de Lula para rádios de norte a sul do país.

Socorro

Descuido ou preconceito? Acho que os dois! Como não perceber que mais de 100 mulheres estão mobilizadas e se reúnem para jogar vôlei.

Em Flores da Cunha, atualmente, existem dez times que praticam o esporte sem o apoio do poder público e nem da entidade que organiza o esporte amador local - a Associação Floresense de Esporte (AFE).

É bom que se diga que as atletas procuraram auxílio para a organização de torneios em anos anteriores, e não foram atendidas. Esta é uma boa oportunidade de incluir essa modalidade esportiva no calendário de eventos do Departamento Municipal de Desportos (DMD).

Apenas um exemplo. No Travessão Alfredo Chaves, um grupo de mulheres se reúne para jogar todas as terças-feiras, a pelo menos 14 anos. Não é possível que isso passe despercebido.

É preciso lembrar que o vôlei é hoje o segundo esporte no país, atrás apenas do futebol.

Flores pode estar perdendo a oportunidade de revelar atletas de alto nível, por descuido ou preconceito. Prefiro acreditar que esse quadro seja revertido ainda este ano.

Diretas Já!

Não poderia passar em branco uma data tão marcante da história deste país. Neste mês comemora-se 25 anos do maior movimento social brasileiro. Diferentes classes, cores e partidos políticos estiveram juntos na luta pela redemocratização - nas Diretas Já!

A luta pelo direito ao voto direto para presidência da república transformou o país e uniu figuras perseguidas pela ditadura militar, artistas, intelectuais e estudantes.

Tancredo Neves, Fernando Henrique Cardoso, Leonel Brizola e o Luis Inácio Lula da Silva estiveram à frente no movimento.

Confira a edição.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Adivinhem!

O narrador esportivo da Rádio Guaíba e vereador de Porto Alegre, Haroldo de Souza foi flagrado numa casa de jogos clandestinos na madrugada de domingo (12), na capital. Jogaram água no sempre inflamado narrador.

No jornal Correio do Povo (do Grupo Record, mesmo da Guaíba) a notícia foi dada assim - Bingo clandestino é lacrado na zona Sul

A BM localizou na madrugada de ontem um bingo que funcionava sem autorização na avenida Nonoai, na Capital. Pelos menos 38 pessoas jogavam no local no momento da ação, entre eles um vereador. A descoberta do bingo e das máquinas caça-níqueis ocorreu por acaso, já que os policiais foram chamados para atender um suposto assalto. O estabelecimento foi lacrado e o proprietário ficou como fiel depositário das máquinas.

Já em Zero Hora - Bingo clandestino é fechado na Zona Sul

Um bingo clandestino foi fechado na zona sul de Porto Alegre, na noite deste sábado. As máquinas foram recolhidas, e o dono do estabelecimento, localizado na Avenida Cavalhada, assinou termo circunstanciado e foi liberado em seguida. Os frequentadores do local foram identificados na hora e liberados também. Entre eles, o vereador Haroldo de Souza, do PMDB, que confirmou estar jogando no local.

– Eu estava jogando e não vejo nada de errado. Se tem jogo do bicho, por que não pode ter bingo? – questionou o vereador, que defende a legalização do jogo.

Desculpe nobre vereador, mas tem algo de errado sim! Sua diversão é um ato ilegal, que muitas vezes financia o crime organizado (tráfico de armas e drogas) nesse país.

Cagaço

Ah o rádio, ou melhor, os radialistas!

Estava escutando pela internet, a pouco, a Rádio São Miguel, de Uruguaiana quando o âncora do programa Agricultura e Pecuária, Miguel Siqueira disparou a seguinte pérola: "como se diz por ai, levei um cagaço", ao parecer não acreditar na informação que estava lendo.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

SP3

Nesta segunda-feira (13) recomeçei com os boletins para a Rádio SP3. O trabalho será de segunda a sábado dentro do Na Escuta, com o Jota Júnior. Vou atualizar os ouvintes com informações de Flores da Cunha, Nova Pádua, Antônio Prado, Ipê e São Marcos.

Essa dobradinha (Jota e Tajes) havia iniciado no final do ano passado quando eu ainda estava em Bento. Agora estamos de volta - como numa relação amorosa, com suas vibrações boas e momentos tensos.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Seguro

Na semana passada o presidente Lula participou do Encontro Nacional de Comunicadores, em Brasília. Eu e outros colegas participamos do evento que reuniu cerca de 300 pessoas.

De tudo que vi e ouvi fiquei surpreso com o forte esquema de segurança presidencial. Na antesala do evento, foi instalado um detector de metal onde todos eram obrigados a passar.

Após a participação de Lula no Encontro, os comunicadores foram obrigados a permanecer no local enquanto o chefe de Estado esteve no hotel. Saída liberada, fui até a janela e fiz essa foto do celular. O presidente Lula entrou no segundo carro. A comitiva era formada por oito motocicletas batedores, oito veículos e duas ambulâncias, uma deles uma UTI. Além dos carros das polícias civil e militar e dos oito seguranças que aparecem na imagem e estavam a pé.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Tem pulga só pode

Outro dia uma reportagem na televisão mostrava que policiais civis de Canoas, na região Metropilitana de Porto Alegre tinham sido atacados por pulgas, isso mesmo, o inimigo não era nenhum criminoso violento, mas sim os quase imperceptíveis parasitas que se alimentam do sangue de mamíferos.

E não é que parece que tem pulga na cadeira do delegado de Flores da Cunha. Isso por que o último que permaneceu por mais tempo foi Tarcísio Kaltbach, cinco meses, no longínquo 2005.

Sílvio Huppes que tomou posse no dia 29 de dezembro do ano passado se despede três meses depois. Ele já havia ficado fora da DP local em janeiro quando foi convocado para integrar a Operação Verão, no litoral Norte.

O delegado aceitou o convite da Delegacia Regional e irá atuar em Novo Hamburgo.

Assume interinamente a DP de Flores, a delegada titular de São Marcos, Marinês Trevisan. Ela já havia acumulado essa função antes da chegada de Huppes.

Sem eco

Mesmo antes do início do ano legislativo em Flores da Cunha, o vereador Osmar Doro (PDT) havia protocolado um requerimento propondo a discussão de redução do recesso parlamentar.

Na primeira sessão ordinária, dia 2 de março, Doro, com um recorte de jornal na mão, pediu que o assunto fosse discutido. Teve manifestações contrárias dos vereadores Renata Lusa e Moacir Ascari.

Nessa semana o pedetista voltou a falar sobre o assunto e, de novo, não encontrou apoio para a redução do recesso. A vereadora Renata Lusa se manifestou contra a idéia. Ela classificou como coisa de imprensa sensacionalista o fato de ressaltar que o recesso de Flores da Cunha é o maior da região, 70 dias.

A propósito, onde estão os companheiros de partido de Doro? Jatir Mosquer e Rudimar do Nascimento se omitem e não fazem eco a proposta.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Duas sem tirar

Em tempo o exemplo: Os vereadores de Antônio Prado não receberam pela Sessão Extraordinária desta quarta-feira (1º).

Segundo o presidente da Casa, vereador Juarez Santinon (PMDB), os parlamentares pradenses recebem um salário de R$ 1.490 por quatro sessões ordinárias mensais e podem ser convocados para extras quantas forem necessárias.

Ufa, três

Outro bom exemplo da Câmara de Vereadores de Antônio Prado é que lá os vereadores tem apenas 30 dias de recesso parlamentar. Acho justo. Igual ao mesmo período de descanso do trabalhador normal. E no primeiro ano de uma nova legislatura o vereador não tem direito ao recesso, para, digamos, colaborar com a administração.

Sei que recesso não é férias. Gostaria de contribuir para o árduo trabalho do legislador. Proponho oficializar férias para os vereadores. Assim acabaríamos com essa eterna desconfiança de que não há trabalho no recesso. Isso serve para os vereadores de Bento Gonçalves e Flores da Cunha.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Estréia

É a primeira vez neste blog que escrevo sobre Antônio Prado.

Lá, os vereadores se reuniram nesta quarta-feira (1º) para a 1ª Sessão Extraordinária da Câmara que está na 15ª legislatura.

Na ocasião, foram beneficiados com auxílios financeiros 13 entidades num montante de R$ 336 mil. Os Bombeiros Voluntários devem receber R$ 35 mil para e repasse para o Consepro no valor de R$ 70 mil. Para a APAE caberá R$ 61 mil.

Sou contra a distribuição, aos quatro ventos, de verba pública (em qualquer lugar). Os que me conhecem sabem disso. Isso me parece uma compra de votos disfarçada. Da mesma forma que reconheço que algumas entidades fazem por merecer o auxílio.

Migração

Os moradores de Nova Pádua estão com medo dos constantes assaltos a residências e estabelecimentos comerciais dos últimos 15 dias. Segundo informações, já aconteceram sete investidas criminosas, porém o número registrado na Polícia Civil é menor.

O empresário Jucimar Salvador teve um prejuízo acima de R$ 5 mil em dinheiro. Os dois ladrões roubaram também um notebook, um aparelho celular e uma câmera digital. O fato aconteceu por volta das 13h45min de segunda-feira da semana passada quando três pessoas foram rendidas pelos criminosos.

Na fuga, os bandidos roubaram o veículo do empresário que foi abandonado logo em seguida. Ninguém ficou ferido.

É a migração do crime que faz isso com a maior facilidade, enquanto os órgãos de segurança agem a passos de tartaruga.

Costura

Na última segunda-feira (30), os veradores do PP e PMDB estiveram reunidos na sala de reuniões da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha. Motivo? Foram cobrados pelos diretórios municipais dos partidos para construirem posições.

Esta foi a minha interpretação de um breve diálogo com um vereador que participou do encontro.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Oportuno

O presidente da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, Felipe Salvador admitiu o atraso do poder público municipal em uma manifestação de apoio a instalação do aeroporto regional no distrito de Mato Perso, em Flores da Cunha.

Durante a sessão ordinária da última segunda-feira (23), Salvador propos um encontro de lideranças políticas, setor empresarial e entidades de classe para discutir o assunto.

Segundo o vereador uma reunião deve ser agendada na próxima semana.

Para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a área a ser contruído o novo aeroporto é no distrito caxiense de Vila Oliva.

Salvador, chegou a fazer um trocadilho: "Flores da Cunha está meio aérea". Bem oportuno para o momento.

terça-feira, 24 de março de 2009

Oposição

É clara e evidente a oposição na Câmara de vereadores de Flores da Cunha. E os vereadores fazem questão de mostrar isso a cada sessão, a cada discussão de projeto, a cada uso da palavra seja no pequeno ou no grande expediente, na tribuna ou na declaração de líder de bancada. Prefiro assim!

O PMDB foi governo - hoje ataca as idéias propostas pela atual administração, PDT. O PP soma-se a oposição. Todos tem argumentos e os defendem com unhas e dentes.

Ou será que vocês preferem o marasmo, a indefinição, a lenga lenga, que foi na legislatura passada em Bento Gonçalves. Como diz minha avó - "tudo em banho maria".

Ataque e contra ataque

O presidente da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, Felipe Salvador usou a tribuna da Casa, na noite desta segunda-feira (23), para comentar sobre diversos assuntos. Porém, um deles deixou Salvador, visivelmente, incomodado.

"Podem atacar meu trabalho, sou homem público, mas não podem atacar minha honra", disse.

Segundo o vereador, um amigo de sua extrema confiança lhe confidenciou que um cargo de confiança da prefeitura havia feito um ataque de ordem pessoal a sua honra, sem especificar o assunto e o nome do autor das palavras impróprias.

Vai dar pano pra manga.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Solitário

Juro que não entendo o motivo das pessoas evitarem sentar na primeira fila de qualquer auditório.

E não é que na noite desta segunda-feira (19), no Salão do São José a cena se repetiu. Nem mesmo a presença do prefeito Ernani Heberle na primeira fileira encorajou o staff municipal.

Na ocasião foi apresentado o Orçamento Cidadão.

Vandalismo

E o vandalismo continua. Desta vez foi colocado jogo em um contêiner de lixo seletivo na rua Plácido de Castro, no bairro Lourdes, em Caxias.

Passava pelo local por volta das 21h30min desta quinta-feira (19), e fiz o registro. Em seguida chegaram os bombeiros e em segundo apagaram o fogo que estava quase chegando a rede elétrica.

Segundo a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), até o final de fevereiro, 141 contêineres haviam sofrido algum tipo de ataque desde a implantação do sistema de coleta, em agosto de 2007.

Cada recipiente amarelo custa à empresa cerca de R$ 1 mil.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Coincidência

Enquanto a vereadora de São Marcos, Maria Luci Casarotto (PP) argumentava sobre o requerimento que havia protocolado na Câmara de Vereadores sugerindo a implantação de câmeras de vigilância em locais de maior fluxo de pessoas - uma quadrilha investia contra um carro forte, na BR-116, na saída do município.

Segundo Maria Luci a tentativa de assalto ao carro forte na última segunda-feira (9)reforça a providência. A iniciativa teve o apoio do vereador Eduardo Cesar Rizzo (PP), e deve ter a concordância de outros colegas.

A vereadora afirmou que a instalação de câmeras de videomonitoramento foi uma promessa do prefeito Evandro Ballardin (PMDB).

As câmeras contribuem, mas não são suficientes. É preciso o governo do Estado aumentar o efetivo das corporações de segurança e investir em armamento.

Flores da Cunha oficializa candidatura para subsede da Copa 2014

Flores da Cunha entrega a partir das 18h a carta de intenções que oficializa a candidatura do município a subsede da Copa do Mundo de 2014.

O vice-prefeito de Porto Alegre e secretário extraordinário da Copa, José Fortunati, estará em Flores para receber das mãos do prefeito Ernani Heberle o interesse do município.

Fortunati vai trazer esclarecimentos a comunidade sobre a competição. O evento acontece nesta segunda-feira, no espaço cultural São José.

Em tempo: Flores é a primeira cidade que chega junto e mostra o interesse oficialmente.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Uns mais iguais que os outros

Publico neste espaço um texto do brother Janquiel Mesturini. Faz tempo que pedi um escrito seu eis que nessa semana apareceu bem ao seu estilo.


Se um dia disserem que 2 + 2 é igual a 5, por favor, acredite. Sim, porque na verdade além de 2 + 2 ser igual a cinco, aviões novos são para o bem da população e recessos parlamentares de dois meses não são férias, já que os legisladores trabalham durante este período. Sim, porque vereadores são diferentes, o atendimento a população sempre continua.

Além disso, maçãs apenas para os porcos não são benefícios, mas sim a recompensa justa pelo esforço administrativo na Fazenda dos Bichos. O mesmo ocorreu com a cerveja, produzida a partir da cevada que era plantada no local que deveria servir para os bichos da fazenda já aposentados dormirem.

Sim, 2 + 2 é sim igual a cinco. Fomos nós, os porcos da outrora Solar quem dissemos e promulgamos esta lei. Quem não entender que isso também é pelo bem da sociedade em que vivemos e pela continuidade administrativa da nossa grande nação será lançado aos porcos.

Foi George Orwel, em a Revolução dos Bichos – onde estava a fazenda anteriormente citada, quem nos ajudou a entender tais lógicas de governo. Na verdade, é esta a lógica das dificuldades burocráticas existentes nas mudanças institucionais. É esta mesma lógica que rege a problemática da redução de recessos e das explicações em torno destes recessos.

São as lógicas dos objetivos acima dos debates. São as lógicas da intelectualidade democrática. São as lógicas dos consensos, da unanimidade. São as lógicas de todas as justificativas possíveis para que os objetivos ocultos sejam, enfim, alcançados. Na verdade, como sempre o são.

A diferença entre os dias modernos e os dias comunistas de outrora, combatidos indiretamente pelo propagandeamento dos escritos de Orwel, é que agora estamos atônitos, insensíveis. Agora assimilamos, também enfim, a modernidade.

E como destacaria o poeta e crítico francês Charles Baudelaire, ainda na década de 1860, o que é a modernidade se não o “o fervilhamento no meio do grande fluxo de pessoas e paisagens, o delicioso mas deprimente anonimato no seio da multidão, a impossibilidade de assimilar todas as imagens e todas as informações, a afetação de tédio diante do desconhecido ou inesperado”. Pois é exatamente isso o que aconteceu com a sociedade moderna. Nós, juventude mais que moderna, estamos atônitos frente o desconhecido e inexplicável sistema democrático que criamos. Estamos deprimidos em meios ao caos, em meio a massa.

Agora, ainda enfim, sabemos que, definitivamente, são todos iguais, mas uns realmente mais iguais que os outros, ainda relembrando Orwel. E quando nos dermos conta estarão novamente os porcos sendo confundidos com humanos e assim por diante, em uma mesa repleta de bebida, cigarros, alguns jogos e belas mulheres. Aliás, já o estão.

Audiências sobre caso de tortura iniciam no final de março

A Justiça de Flores da Cunha agendou para o final de março as audiências instrutórias com as vítimas, testemunhas e réus do processo de suspeita de crime de tortura e agressões a jovens em 2007.

Entre os dias 23 e 26 serão ouvidas as seis vítimas (dia 23), as 20 testemunhas de acusação (24 e 25), 11 testemunhas de defesa (26) e o interrogatório dos 15 réus.

No processo, serão ouvidas através de carta precatória as 59 testemunhas de 11 cidades como Caxias do Sul, Antônio Prado, Farroupilha, São Gabriel, Uruguaiana, Passo Fundo, Carazinho, Canoas, Osório e Porto Alegre, no Estado. Além de Criciúma, em Santa Catarina.

Policiais militares de Flores da Cunha, Caxias do Sul e Farroupilha são suspeitos de terem cometido tortura em adolescentes após o assassinato do sargento Luiz Ernesto Quadros Mazui, 42 anos, no dia 27 de dezembro de 2007.

Os trabalhos serão conduzidos pela juíza de Flores da Cunha, Dra. Tânia Buttinger.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Vida difícil

Ainda no retorno de São Marcos, peguei o desvio pela Capela São Vítor, e me deparei com uma cena típica da região, mas que até então nunca tinha visto- - uma família colhendo sua produção de uvas.

Parei o carro, desci e fui para baixo do parreiral conversar com as pessoas. Deixo meu testemunho - o trabalho é espantoso, quase escravo, tá bom posso estar sendo um pouco dramático! Mas nós da cidade que reclamamos ao fim de uma jornada do 8, 12 ou até 14 horas, não aguentaríamos 1 hora embaixo daquele parreiral.

Em nome do produtor Zenor Schiavenin, de 43 anos, e sua família, homenageio a todos os produtores de uva que estão sendo desrespeitados ao não ter seu trabalho bem remunerado. Schiavenin, por exemplo, está na etapa final da colheita e não sabe quanto deverá receber da cantina pelos 20 mil quilos, das variedades isabel, bordô e codér, já entregues.

Retorno

No retorno de São Marcos fiz um caminho alternativo. Foram 14 km de estrada de chão e estreita, a margem do Rio dos Antas, até a RS-122.

Me obriguei a parar o carro para fazer a foto. O lugar é fabuloso!

São Marcos

Estive em São Marcos nesta quinta-feira (5). A partir de agora devo acompanhar de perto as principais informações desse município de cerca de 22 mil habitantes. Motivo: A Rádio Pop Show 89.1 FM entra rachando, é nosso presente aos ouvintes.

Estive na prefeitura, e lá encontrei um memorial do goleiro do Palmeiras e da Seleção Brasileira, Marcos, campeão mundial em 2002. Suas defesas fizeram o narrador Galvão Bueno, a chamá-lo de São Marcos - eis a razão da homenagem.

Atento aos detalhes descobri que o goleiro esteve em São Marcos no dia 18 de agosto de 2002 - por coincidência mesmo dia do meu aniversário.

terça-feira, 3 de março de 2009

Sem noção 2

A Escola Municipal São José, de Flores da Cunha distribuiu aos alunos a tradicional lista de materiais escolares de início de ano letivo.

No rodapé da página a sugestão de três locais para as compras. Com nome, logotipo, endereço e telefone. Você deve estar achando tudo normal, né?! E se eu disser que as lojas são de Caxias do Sul. Verdade. Eu vi o papel e fiquei pasmo!

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Artêmio Mascarello, reclamou, os vereadores torceram o nariz.

Até semana passada o CDL tinha uma campanha de liquidação em andamento, para fomentar o comércio. Daqui a pouco vai surgir alguém que as escolas caxienses são melhores que as de Flores da Cunha.

Como pode tanta falta de noção?

Custou caro!

Funcionários do Hospital Fátima de Flores da Cunha estavam realizando testes com o gereador de energia, e nesse liga/desliga a impressora de um aparelho de eletro queimou.

Perguntinha que não quer calar. Será que tinha um especialista acompanhando essa manutenção?

Debut

Debutei na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha (risos). Mas não estava sozinho. Toda a bancada do PDT é estreante. Osmar Doro, é o único titular. Os suplentes Jatir Mosquer, líder da bancada, e Rudimar do Nascimento, assumiram as vagas dos vereadores Moacir Matana, secretário da Saúde e de Claudete Conte, titular da pasta da Educação, Cultura e Desporto.

E tinha mais novidades - uma nova bancada, um novo vereador. José Luiz de Souza, do PSB faz história no legislativo florense.

E teve gafes. Por duas vezes o microfone de Mosquer não funcionou. Na primeira, ele ocupou outro e na segunda desistiu de falar. Mosquer também foi interrompido pelo presidente Felipe Salvador (PP) durante seu tempo no pequeno expediente - estava descumprindo o regulamento. "Falta experiência presidente, estamos aqui para aprender", disse o vereador.

A primeira sessão ordinária deste ano aconteceu nesta segunda-feira (2), e teve duas horas de duração.

domingo, 1 de março de 2009

Sem noção

O intervalo do Grenal foi bizarro! A propaganda de uma loja de roupas masculinas mostra "modelos" usando terno, e tem como cenário o novo viaduto da RS-453. Não entendi a relação, mas enfim.

Pensam que terminou? No final do comercial close nos "modelos", e atrás deles um outro ator simula a pichação do nome da loja no muro do viaduto.

Tenho escutado e visto muitas coisas absurdas, mas com toda a campanha que se faz contra esse tipo de vandalismo - é inacreditável.