sábado, 7 de fevereiro de 2009

Apresentação extra-oficial

Apresento extra-oficialmente as Pernambucanas de Uruguaiana. As 18h24min, medindo 45,5cm e pesando 2.625kg nasceu a Larissa, um minuto mais tarde, com 45 cm e 2.430 kg a Letícia deu a cara ao mundo.

Já sabem quem é a mais assanhada!

Apressado, eu?

Na tarde desta sexta-feira (6), mesmo sem saber, entrei em uma nova fase da minha vida. Depois de ser pai, agora sou tio. Nasceram as gêmeas da minha irmã Marielle e de meu cunhado Janílson. As gurias (no sul) ou bichinhas (no nordeste) resolveram aplicar uma surpresa e anteciparam a chegada.

Ainda no início dessa semana conversei com Janílson e cobrava a definição pelos nomes das meninas. Como resposta ouvi: "eita home apressado da peste". Apressadas são minhas sobrinhas, Letícia e a Larissa que vieram ao mundo com quase um mês de antecedência.

Minha mãe diria: "pegou todos de calça curta", inclusive ela e meu pai que tinham passagem marcada para o dia 13 de fevereiro, além do pai estava no Rio de Janeiro trabalhando.

Mesmo prematuras as gurias estão muito bem e minha irmã se recupera de uma cesária. O pai conheceu as filhas depois de quatro horas, e os avós após 24 horas delas terem nascidas.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

5 da tarde

A torre da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Flores da Cunha vista de seu pé. No topo o relógio marcando 5 da tarde.

2 a 1

Os vereadores de Bento Gonçalves, Gilmar Pessutto (PSDB) e Valdecir Rubbo (PDT), e o ex-vereador e assessor legislativo, Jair Baruffi estiveram no Palácio Piratini na tarde desta quinta-feira (5). Entregaram nas mãos do chefe de gabinete da governadora Yeda Crusius, Ricardo Lied algumas reivindicações.

Reparo alguns equívocos na legenda da foto publicada no site do Governo do Estado. O texto chama o vereador tucano, Pessutto (de camisa verde) de assessor da Câmara de Vereadores, e olha que ele é do mesmo partido de Yeda. E tem mais, não tratam Rubbo, como presidente do legislativo. Baruffi saiu no lucro.

Erros 2 a 1 acerto.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Onde está o compromisso?

Acompanhei de perto o pré e pós eleição em Bento Gonçalves - e sempre ouvi do próprio prefeito Roberto Lunelli que exigiria dedicação exclusiva dos secretários e coordenadores distritais - era uma de suas princiapis exigências. "Os secretários estarão a disposição da população 24 horas por dia, sete dias por semana", afirmava Lunelli.

Agora passados pouco mais de 30 dias de assumir o cargo, Lunelli está convencido do contrário. Seus secretários poderão exercer suas profissões paralelas desde que cumpram o expediente de seis horas e não atrapalhe o trabalho de suas pastas.

Tinha visto o turno único de trabalho na prefeitura de Bento como uma boa opção de redução de custos de telefonia, energia elétrica, água, entre outros. Agora parece que isso foi feito para acomodar as outras atividades de secretários e pessoas ligadas a administração. Afinal qual é a atividade paralela?

Ora prefeito, onde está o compromisso?

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Cadê o hino?

Fiquei surpreso, na semana passada, quando soube que Flores da Cunha não tem um hino, e mais espantado quando fui informado que existe um concurso aberto e até agora ninguém se inscreveu.

Lembro do meu tempo de 1º grau (assim era chamado na década de 80) onde todos na escola cantavam orgulhosos.

Uruguaiana
Feliz tu nasceste
À beira de um rio
Sorrindo ao luar

Uruguaiana
Cidade alegria
Ouve a melodia
Deste meu cantar

É um canto modesto
Que é o manifesto
Do meu coração
Ele quer adorar-te
Pois tu fazes parte
Do nosso torrão

e por ai vai...

Agora, em Flores, percebo que está acontecendo uma lacuna cultural que atinge milhares de estudantes. É a oportunidade de artistas e músicos florenses ou domiciliado na cidade se informarem pelo www.camaraflores.rs.gov.br.

Vale ressaltar que o vencedor ganhará R$ 3 mil, se é que serve de incentivo. Sem demagogia eu participaria mesmo sem prêmio.

Exemplo

Um ano de prestação de serviços a comunidade - essa é a pena para o morador do bairro União, de Flores da Cunha, que em julho do ano passado desferiu golpes de machado em seu próprio cachorro.

A investigação concluiu que o animal estava preso a coleira no pátio da residência e não oferecia perigo ao dono. O filhote de labrador precisou ser sacrificado por um veterinário.

A audiência de transação penal determinou que o homem deverá cumprir oito horas semanais na ONG União Pela Vida Animal (Upeva). O promotor de Justiça Stéfano Lobato Kaltbach definiu por pena máxima ao agressoor. Parabéns pela decisão!

No meio da festa uma entrevista

Entrevista em praça pública com o vereador Aírton Minúsculli (PT), mais votado na última eleição, e agora o líder do governo na Câmara.

Conversei com Minúsculli na Via Del Vino, no coração bentogonçalvense, no meio a festa da vitória do então prefeito eleito, Roberto Lunelli, no dia 5 de outubro.

O barulho era intenso por isso as caras de concentração. O registro foi do Júlio Martins.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Mania de perseguição

Já é a segunda vez que secretários do atual governo de Flores da Cunha quando suas respectivas pastas são criticadas me perguntam se é algo pessoal.

A primeira vez aconteceu com a secretária de Educação, Claudete Conte, quando a Rádio Pop Show fez uma interativa sobre vereadores que haviam assumido como secretários. Agora foi a vez do secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Paulo Ribeiro.

É preciso saber conviver com o contraditório. O governo será longo.

Nada pessoal

Na semana passada escrevi o texto - "Cor não, cor não" (leia a íntegra do texto abaixo), e na manhã desta segunda-feira (2), conversei com o secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Paulo Ribeiro, minha ligação era para tratar de outra pauta, porém fui questionado pelo secretário se a crítica sobre a tinta era pessoal.

Ribeiro pediu um ajuste ao texto e faço, em destaque. A tinta utilizada pela atual administração foi comprada pelo governo antecessor. "Estava no estoque", disse.

Deixo bem claro ao mundo.

1. A crítica não é pessoal e nem partidária. Sou um profissional do jornalismo, e não um paraquedista.

2. Falo e escrevo somente o que vejo.

3. O espaço a resposta sempre estará aberto.


"Cor não, cor não"

Desde o início de janeiro os funcionários do departamento de Trânsito estão refazendo a pintura das faixas do segurança das principais ruas de Flores da Cunha. Em alguns locais, parece que o serviço não foi realizado devido ao desgaste desses cerca de dez dias.

Segundo o diretor do departamento, José Carlos Tronco a tinta que está sendo utilizada é apropriada para o serviço e o tempo de durabilidade é de seis meses. Acredito nas palavras de Tronco.

E imagino de onde ela deve ter sido comprada - claro, do Paraguai, com sua famosa "garantia soy yo".

domingo, 1 de fevereiro de 2009

No ar

Aqui está instalada a antena da Pop Show 89.1 FM, de Flores da Cunha, minha nova casa desde o início de janeiro.

O Parque da Vidima, acolhe os maiores festas da cidade, o galo - símbolo de Flores, as antenas dos veículos de comunicação, entre outras coisas que escrevo em nova oportunidade.