sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Flores apresenta contraproposta a Corsan

A prefeitura de Flores da Cunha entregou a Corsan uma proposta de renovação de contrato de água, que vence em 2013, e de esgotamento sanitário - que é novo. O encontro aconteceu na terça-feira (25), em Porto Alegre.

Após análises de contratos de outros municípios, o prefeito Ernani Heberle entregou o documento com adaptações ao modelo de assinado por Santa Rosa com a estatal.

Segundo o secretário de Planejamento, Paulo Ribeiro - o documento entregue a Corsan pretende buscar algumas garantias como estabelecer a criação de um fundo gestor que vai garantir a manutenção e investimento nos sistemas de água e esgoto, a fiscalização e investimetnos em ações de educação ambiental.

Ribeiro descartou a possibilidade da criação de uma companhia municipal ou de um consorcio de municípios da região por ser inviável financeiramente. Ele afirmou que a melhor alternativa é manter o contrato com a corsan.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

"Lobo em pele de cordeiro"

Nesta segunda-feira (24), o vereador em exercício Domingos Eugênio Bebber (PDT) se despediu do parlamento florense. Ele utilizou a tribuna para falar sobre são três projetos (e bons diga-se de passagem)aprensentados durante os 30 dias em que permaneceu ocupando a vaga de seu companheiro Jatir Mósquer.

Durante seu discurso pediu serenidade aos vereadores. "Se posso deixar uma mensagem positiva para todos os Colegas que seguirão seu mandato é que o povo florense não quer e não necessita assistir discussões pessoais ou de cunho político partidário entre os Vereadores, mas quando houver discussões que sejam no nível que nossa população merece, sempre com o intuito de atender as necessidades e reivindicações do cidadão."

O vereador Valdir Franceschett (PMDB) o chamou de "lobo em pele de cordeiro". Apresentando um texto publicado pelo jornal O Florense, de 2005 em que Bebber atacava o PMDB, na época administrando a prefeitura.

Surpreso com a reação de Franceschett, o pedetista riu da situação.

A saber: A expressão - "lobo em pele de cordeiro" - é usada com a finalidade de identificar aqueles que se fazem passar por uma coisa e são outra.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

17 horas

A demora do Departamento Médico Legal (DML) de Caxias do Sul pela liberação do corpo do agricultor aposentado Cristiano Pan, de 65 anos, revoltou familiares e amigos. Segundo Paulo Verona, genro do agricultor, um irmão e um filho da vítima que tentaram agilizar o atendimento ficaram sem informações e foram mal tratados por funcionários do DML. De acordo com Verona, o corpo permaneceu no DML por aproximadamente 17 horas.

O agricultor morreu esmagado por um carreto agrícola, no domingo (23), em sua propriedade na localidade de São Victor, distrito de Mato Perso, interior de Flores da Cunha.

IGP

Em resposta ao caso, a assessoria de imprensa do Instituto Geral de Perícias (IGP), informou que por determinação legal - antes de seis horas não é possível realizar o atendimento no corpo. A necropsia deve ter sido feita por ordem de chegada. Sobre o mal atendimento a assessoria disse que é subjetivo e que o familiar pelo estado emocional pode interpretar errado. A assessoria recomendou que a família encaminhe uma reclamação formal ao Departamento Médico Legal (DML).

Então vejamos

1. Se o corpo entrou as 22h de domingo, passadas seis horas, o legista poderia iniciar o trabalho às 4h da madrugada de domingo. Mas o médico que chegaria às 8h, chegou depois das 9h30min. E o corpo só foi liberado às 14h30. Repito foram 17h.

2. Não acredito em subjetividade, ou o sujeito é mal educado ou não é.

3. Agora espero que a família procure o DML e faça a reclamação.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Motorista de São Marcos morre vítima da Gripe A

Um morador de São Marcos, de 25 anos, é a última vítima da Gripe A na Serra. O motorista estava internado a 35 dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Geral, em Caxias do Sul, e morreu no sábado (22).

A secretária de Saúde Greice Miotto Butelli confirmou a morte após receber o exame do laboratório. Segundo ela, o paciente evoluiu para o estágio grave e não resistiu a doença.

Em São Marcos, a secretaria de Saúde está orientando para evitar aglomerações.

Eu, sinceramente, estou evitando locais fechados. E você está se prevenindo?

Ernani Cavagnolli

Estava esperando uma boa notícia, uma piada ou até mesmo uma gafe para voltar a escrever neste espaço. Tenho motivo para minha ausência de posts, mas não vou justificar a falta de tempo - isso já virou um problema não só meu, mas da humanidade do século 21. Tenho é que me acostumar com isso.

O secretário da saúde de Flores da Cunha, Moacir Matana atendeu a convocação dos vereadores para apresentar explicações sobre Gripe A e outras doenças, nesta segunda-feira (24).

Na abertura de sua fala, ainda cumprimentando as autoridades cometeu a maior gafe que tenha presenciado nestes oito meses em Flores. Chamou o atual prefeito de Ernani Cavagnolli. E seguiu seu discurso sem perceber o erro para gracejos, desconforto de companheiros de partido e muitos sorrisos amarelos da platéia.

A saber - o nome do chefe do Executivo é Ernani Heberle (PDT). O equívoco não podia ser pior. Cavagnolli é o sobrenome do ex-prefeito peemedebista Renato. Adversário nas últimas eleições e do principal partido de oposição.