quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Lamentável

A Escola Estadual de Ensino Fundamental São Valentim terá fechada a 5ª série no próximo ano letivo. A determinação é da 16ª Coordenadoria Regional de Educação. Segundo a diretora da escola, Teresinha Tureck a decisão foi tomada em março sem consulta a comunidade escolar. A coordenadora Élide Pértile confirmou a informação.

Numa época de violência desenfreada, em que a educação da escola e familiar é tão questionada - como podemos permitir que se feche, por enquanto, a 5ª série e daqui a alguns anos, na minha opinião, a escola?

Essa é a valorização que a educação pública merece?

Enquanto a educação for tratada como um custo alto e não como um investimento teremos o crescimento dos problemas sociais.

É lamentável que pessoas que coordenem a educação neste país pensem em fechar séries.

Zero

Na tarde desta quarta-feira (29) conversei com o presidente do diretório municipal de PT, Ênio Cecagno que segundo especulações será o futuro titular da secretaria da Educação. Perguntei qual a chance dele assumir a pasta de zero a dez. A resposta veio da bate pronto "zero", e em seguida tascou com um sorriso - "mas sou um soldado".

A explicação de Cecagno é simples. Ele gostaria de ver a pasta ocupada por um professor municipal. Seu desejo é continuar a frente do diretório fiscalizando a administração de seu partido. "Existe uma tendência dos governos de esquerda a atuar como a direita devido a pressão", ressaltou o professor.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Ponto facultativo é feriado. Será?

O ponto facultativo é considerado uma categoria de feriado. Certo ou errado? Na teoria sim, na prática isso não funciona. Não conheço nenhum funcionário que escolha por trabalhar nessa ocasião.

O fato é que isso acarreta uma série de problemas aos que precisam de serviços públicos, inclusive para nós jornalistas. Na tarde desta segunda-feira (27), ponto facultivo devido ao Dia do Servidor Público - 28 de outubro - liguei para dois secretários municipais e recebi a mesma resposta a questionamentos diferentes -"sabia que hoje é feriado?".

Senhores secretários, sabia sim! Porém a informação não faz feriado, folga ou descanso. Desculpem ter importunados, mas os esclarecimentos eram para a população que pagam impostos.

Vocês concordam que secretários municipais tenham direito a ponto facultativo?

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

10

Na manhã desta segunda-feira (27) recebi a informação que o governo Lunelli deve ter 10 secretarias - diminuindo em cinco. Hoje Gabrielli trabalha com 15 pastas.

No dia 10 de outubro escrevi um texto com o título - E pode ser mais...

Logo após escrever sobre a redução de três secretarias para o próximo governo recebi uma ligação com atualizações sobre a movimentação política. O enxugamento das secretarias pode ser ainda maior.

Ao que tudo indica o prometido na campanha - redução de cargos já começa a aparecer antes mesmo da posse.