sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

"Uma obra inacabada"

"Uma obra inacabada", assim definiu Nelson Coelho de Castro se referindo a Carlinhos Hartlieb. Nascido em Porto Alegre em 28 de março de 1947 foi talvez o mais importante nome da cena musical gaúcha na segunda metade dos anos 60 à primeira metade dos 80. Não só por seu trabalho de compositor como pela atividade de líder cultural. Hartlieb foi encontrado morto em sua casa na Praia do Rosa, Santa Catarina, em 29 de janeiro de 1984. O crime nunca foi esclarecido.

Tirem 14 minutos para se emocionar.



Ficha técnica

Roteiro: Jimi Joe
Direção: Rene Goya Filho
Fotografia: Pablo Chasseraux
Produção executiva: Paula Gastaud
Direção de produção: Irinia Taborda e Vivian Schäfer
Assistente de direção: Guilherme Pilla
Produção musical: Marcelo Delacroix
Desenho de som: Marcelo Corsetti
Edição: Drégus de Oliveira
Produtora: Estação Elétrica

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Os escolhidos

Os escolhidos de Lunelli, do PT, do PPS e do PR para compor o secretariado do governo eleito foram anunciados nesta quinta-feira (11).

Confira o nome dos futuros secretários:

Governo e Administração, Eliana Passarin, pós graduada em Planejamento Urbano e Gestão Ambiental (Joinvile) e presidente da Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserp).

Obras e Transportes, Ivan Mazzini, Engenheiro Civil, pós graduado e professor em Engenharia de Segurança no Trabalho.

Meio Ambiente, Enio Cecagno, especialista em Desenvolvimento Rural (UFRGS) e professor.

Finanças, Rômulo de Freitas, formação em Direito e Ciências Contábeis e Atuariais, especialista em Administração Tributária e professor universitário.

Desenvolvimento Econômico, Leandro Santarossa, Técnico em Contabilidade e empresário (Bangalô e Santarossa Corretora de Seguros).

Agricultura, Gilmar Canteli, agricultor, vice presidente dos Sindicatos dos Produtores Rurais e Ecológicos.

Esporte, José Gava, empresário e 22 anos de atuação no futebol amador.

Turismo, Ivane Fávero, mestre em Turismo (UCS) e Coordenadora do curso de Gestão em Turismo - Enoturismo da Fisul.

Educação, Jaqueline Fávero, pedagoga, pós graduada na Educação Básica (UCS) e de Jovens e Adultos (UFRGS).

Saúde, Ivanir Zandoná, Médico Pediatra, coordenador da UTI Pediátrica e Neonatal do Hospital Tacchini desde 1987.

Habitação e Ação Social, Roberto Locatelli, assessor parlamentar e presidente da Associação das Cooperativas Habiticionais de Bento Gonçalves.

Procuradoria Geral do Município, Carlos Lunelli, advogado, professor universitário e coordenador do curso de Direito da UCS.

Os três iluminados

Na saída do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG) por volta das 20h desta quinta-feira (11) fiz esse click. A vista do bairro Juventude, pelos menos três iluminados no Vale dos Vinhedos.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Depredação

Não quero fazer terra arrasada com essa imagem ao lado, nem é para tanto. Mas o vandalismo vem aumentando na cidade.

O telefone público (foto) depredado está quase em frente da Câmara de Vereadores. Na semana passada vazos de flores foram quebrados no bairro Humaitá. Na segunda-feira de manhã a rua Herny Hugo Dreier mais parecia um depósito de garrafas de cerveja a céu aberto.

Bingo!

Conforme previsto pelo menos quatro horas antes do anúncio oficial foram confirmados os nomes dos vereadores para a mesa diretora da próxima legislatura.

2009
Valdecir Rubbo (PDT), presidente
José Élvio Atzler de Lima (PMDB), vice
Gilmar Pessutto (PSDB), 1º secretário
Neri Mazzochin (DEM), 2º secretário

2010
Vanderlei Santos (PP), presidente
Gilmar Pessuto (PSDB), vice
José Élvio Atzler de Lima (PMDB), 1º secretário
Neilene Lunelli Cristófoli (PT), 2º secretário

2011
Mário Gabardo (PMDB), presidente
Adelino Cainelli (PP), vice
Neilene Lunelli Cristófoli (PT), 1º secretário
Marcos Barbosa (PRB), 2º secretário

2012
Aírton Minúsculli (PT), presidente
Neri Mazzochin (DEM), vice
Marcos Barbosa (PRB), 1º secretário
Adelino Cainelli (PP), 2º secretário

Pano pra manga

É o que vai dar no Plano Diretor. Na terça-feira (9), o Conselho Superior do Ministério Público tomou duas decisões. Por 9 votos a 2 os promotores vão ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra o Plano Diretor e reabrir um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades na aprovação do Plano.

Toda a discussão iniciou quando um grupo de moradores do bairro São Bento percebeu a alteração em um dos mapas do Plano - que acabou permitindo a construção de 14 pavimentos em área residencial, que anteriormente era de dois pisos.

Durante o período de elaboração até a aprovação na Câmara de Vereadores, em outubro de 2006, dois diretores ocuparam o cargo, Miro Carraro e o atual Cláudio Rossatto. Ao que tudo indica deverão dar explicações ao MP.

"Vaga aberta"

Ao que tudo indica um dos principais articuladores políticos de Bento Gonçalves e atual presidente do diretório municipal do PP, Carlos Perizzolo está perdendo força.

Segundo informações, um dos pilares sustentação para a composição da mesa diretora para próxima legislatura estava sujeito a saída de Perizzolo da assessoria jurídica da Câmara de Vereadores.

Os vereadores Ivar Castagnetti (PMDB), Vanderlei Santos (PP) e Aírton Minúsculli pretender indicar um nome para ocupar o cargo. Já o vereador Mário Gabardo foi voto vencido - ele defendia concurso público para a função.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Será? parte 3

Novos nomes devem ser confirmados pelo prefeito eleito Roberto Lunelli. João Pompermayer, deve acumular duas secretarias - Viação e Obras Públicas e Transportes e Serviços Públicos.

O caixa forte do novo governo será o professor universitário Rômulo Freitas, na pasta de Finanças e o advogado Jéferson Marin, será o titular do Meio Ambiente. Já para a Indústria e Comércio, o nome cotado é do empresário Leandro Santarossa.

Outro dia escrevi que o "pepino" da futura administração era o IPURB - quem terá a tarefa de comandar o Instituto com status de secretaria será do arquiteto Gilberto Confortin.

Eles mandarão na Câmara

A composição da mesa diretora para a próxima legislatura será anunciada na tarde desta terça-feira (9) após a sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

Antecipo os nomes pra vocês.

No primeiro ano, assumirão o comando, respectivamente, presidente e vice, Valdecir Rubbo (PDT) e José Élvio Atzler de Lima (PMDB). Em 2010, presidirá a casa Vanderlei Santos (PP) e Gilmar Pessuto (PSDB) será seu vice.

Em 2011, Mário Gabardo (PMDB) e Adelino Cainelli (PP) devem assumir como presidente e vice. E em 2012, no último ano da legislatura, Aírton Minúsculli (PT) e Neri Mazzochin (DEM) vão comandar a Câmara de Vereadores.

Está acordado, mas...