sábado, 23 de agosto de 2008

Vôlei feminino é ouro: superação, diferença, persistência e emoção

Tinha deixado de assistir a jogos femininos de vôlei por duas razões: por ser mais lento do que o dos homens e pelos fracassos da seleção. Mas neste sábado (23), não resisti a final Olímpica das meninas entre Brasil e Estados Unidos, e fui coroado com a medalha de ouro.

Num esporte coletivo uma conquista é de todos. Mas de longe pelo o que assisti pela televisão foi uma partida com porções de superação, diferença e persistência, e pitadas de emoção.

A Mari, superou sua inexperiência de Atenas e jogou como grande grande. A Sheila, jogou, brilhou, deu aula de fundamentos - a melhor da partida. E o que falar do técnico Zé Roberto? O fracasso na Grécia me fez acreditar que ele teria obrigatoriamente que encerrar sua carreira. Ele continuou. Um exemplo de persistência. Ele é o único técnico campeão olímpico com o masculino em Barcelona (1992) e agora com o feminino.

Arrisco a dizer que essa medalha de ouro tenha sido o melhor retrospecto em Olimpíadas, apenas um set perdido. Afinal de contas estamos para derrubar barreiras históricas.

Fotos: Cézaro De Luca, EFE | Marcelo Pereira, Terra

É feito histórico 2

Flávia Falavigna conquista a primeira medalha do taekwondo em uma Olimpíada. Ela superou a sueca na categoria acima de 67kg. É mais uma medalha em esporte individual feminino, mais uma de bronze, mas dessa vez o ineditismo fica por conta do esporte. É o Brasil derrubando marcas históricas em Pequin.

Foto: Jesús Diges, EFE

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

É feito histórico, é ouro individual feminino

É ouro! A Maurren Maggi é ouro, o salto em distância feminino do Brasil é ouro com Maurren Maggi e seus 7m04cm.

Esta é a Olimpíada dos feitos históricos, inclusive, para nós índios. Primeiro, a judoca kétleyn de Souza, com a primeira medalha em esporte individual do país, o glorioso bronze. Depois o nadador César Cielo numa chegada espetacular conquista o ouro nos 50m livre.

Mas a redenção e toda a glória fica para essa desportista brasileira com nome diferente. Após ser flagrada por dopping, ter pensado em abandonar o esporte e ficado de fora do Pan da Repúblicana Dominicana e os Jogos de Atenas, ela decide retornar em 2006. No ano seguinte, o ouro no Pan do Rio de Janeiro reabilita a saltadora.

E nesta sexta-feira, 22 de agosto de 2oo8 o mundo reverencia Maurren Maggi como campeã olímpica, e no Brasil ela entra para a história como a primeira medalhista de ouro em esporte individual.

Foto: Liao Yujie, Xinhua.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Tá na hora

No início da manhã desta segunda-feira (21) fiquei sabendo de outro acidente na RSC-453, próximo da ponte do Burati onde tombou um ônibus a 10 dias atrás. Desta vez um choque entre um caminhão e um ônibus deixou, felizmente, apenas três feridos.

Acredito que esteja na hora das autoridades se reunirem para estudar esse trecho da rodovia, ou vão esperar outro acidente com mortes para se reunirem. Aliás será que pensam sobre isso?

Será apenas pura coincidência ou imprudência dos motoristas?

Foto: Gabriel Lain

Workaholic

Já estou em férias, ehehehe.. como se isso fosse fácil para quem trabalha em rádio. Nesses dias que estarei fora já assumi pelo menos três compromissos profissionais que devem ser tocados durante meu período de descanso. Devo acompanhar o dia-a-dia da redação sem atrapalhar a rotina daqueles que ficaram lá. Estou convencido, sou Workaholic - preciso sempre estar envolvido com o trabalho.

Já no início da manhã, do primeiro dia de férias, as pautas surgem - e vá ligar para o Gabriel e Jacintho, enquanto a Liliana resmunga para eu desconectar.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Conexão Bento-Beirute

Ouça a entrevista de Jacintho Júnior com o jornalista gaúcho Tariq Saleh (foto: Arquivo pessoal) no prograna Conexão Viva, na Rádio Viva News sobre sua prisão por integrantes do Hezbollah. Ele mora a dois anos em Beirute, e trabalha como correspondente para a BBC e é colaborador da Folha de São Paulo.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

O mal que vem para o bem

Jornalistas brasileiros foram mantidos reféns na última sexta-feira em Beirute, no Líbano. Eles realizavam uma reportagem num restaurante ambientalizado num front de guerra quando foram interpelados por integrantes do Hezbollah (mistura de partido político e milícia). Durante cinco horas, o repórter Marcos Losekann e o cinegrafista Paulo Pimentel, da TV Globo, jundo deles estava meu ex-colega de jornalismo na Unisinos, Tariq Saleh.

Ele nem sabe mas a poucos dias justificávamos quanto era importante ter liberado o MSN na redação da Viva News. E logo no primeiro dia desbloqueado já funcionou. Foi pelo MSN que fiz o primeiro contato com o Tariq na tarde desta terça (19), por volta das 14h, horário de Brasília, 20h no Líbano. Depois de 15 minutos ele já havia dado seu número de telefone e contava detalhes da situação aos ouvintes da Viva News.

Bentida a comunicação virtual.

PS: Na quarta coloco a entrevista com o jornalista Tariq Saleh.

Vítimas?

Nesta segunda-feira (18) lia no leouve.com.br a notícia que mais uma pessoa havia caída no golpe do bilhete desta vez em Garibaldi.

Nesse dois anos em que estou em Bento Gonçalves perdi as contas de quantas vezes noticiamos casos parecidos. Muda a cidade, a idade, o sexo, a quantia em dinheiro e o método aplicado, mas sempre o espertinho oferece vantagens melhor ao "cidadão de bem".

Acho profundamente lamentável que as "vítimas" façam registro nas delegacias de polícia, de todo o país, que estão abarrotadas de processos de homicídios, latrocínios, estupros e outros crimes mais brutais.

Sinceramente, creio que o golpista é somente mais esperto e pega o ganancioso que esperava ganhar um dinheiro fácil distraído. No fundo são iguais querem levar vantagem do outro.

Mesmice

O mundo vive em constante evolução e confesso que esperava mudança na tradicional propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão que iniciou nesta terça-feira (19). Mas o que ouvi foi a mesmice de sempre.

Uns candidatos são espontâneos, outros assustados! Uns nitidamente leiem um texto, alguns decoraram as poucas frases e outros fizeram curso de oratória. E a mesmice continua. Todos, sem excessão, são melhores que os outros, amam sua cidade e por ela vão lutar. Fiquei boquiaberto - candidatos prometendo muito empenho e trabalho, como se isso não fosse dever de um homem ou mulher público.

É o velho jeito de fazer política (ou politicagem). Bom interpretem da maneira que quiserem.

E ainda restam 43 dias. Haja paciência.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Muchas Gracias!

Muchas gracias pelas felicitações de cumple anõs. Valeu pelas palavras ditas por e-mail, telefone, e pasmem até mesmo ao vivo, ou face a face, como gosta de dizer o doutor Sergio Endler quando se refere a uma entrevista feita olho no olho entrevistado/entrevistador.

domingo, 17 de agosto de 2008

De molho 2

A voz ainda não está boa (já não é, eu sei!), mas agora fui "premiado" com uma forte gripe. A mudança do clima deste inverno na serra deixou hospitais superlotados, não é para menos. De manhã, 8ºC, a tarde esquentava para espantosos 20ºC e a noite voltava aquele friozinho. Poucos aguentaram. E eu que resisto a vacina contra a gripe
fui um deles.

Alguns remédios, chás, cama e um pouco de internet para atualizar as notícias, assim foi e será o domingo chuvoso.

Até segunda.

Sem conexão

Quando decidi reativar este espaço decidi que iria escrever todos os dias, porém neste sábado (16) não consegui. Várias coisas me deixam irritado, mas não cumprir o combinado me deixa doente de raiva.

Desde que instalei internet em casa ela só funciona até o meio dia, ou seja, quando mais preciso, a noite, estou desconectado. Após algumas consultorias por telefone e uma visita técnica ficou definido que seria trocada a antena de lugar.

Combinamos o conserto para a última semana e por fim para este sábado por volta das 17h. Esperei,esperei, e advinhem! Os técnicos não vieram e muito menos ligaram pra justificar a ausência. Resultado sem post e internet em casa. Vou cancelar o contrato.

Os prestadores de serviços na grande maioria pensam somente na venda. Faturar é mais importante. Mas onde fica a satisfatação do cliente?

Esse post só foi possível por que acordei cedo.