sábado, 13 de setembro de 2008

República da Sevlaçnog Otneb - parte 5

O jornalista Stefan Ligocki publicou a nota na coluna Mirante, no jornal Pioneiro desta sexta-feira (12), o texto diz.

Sem conversa
A exemplo do que fez em Caxias do Sul e Farroupilha, o Pioneiro pretendia realizar um debate entre os candidatos à prefeitura de Bento Gonçalves, Alcindo Gabrielli (PMDB) e Roberto Lunelli (PT). Diferentemente do que ocorreu nas outras duas cidades, em Bento os assessores de Gabrielli e Lunelli produziram uma série de dificuldades, que levaram o jornal a cancelar o debate. Perdem os (e) leitores.

Enquanto milhares de políticos de todo o país buscam espaços para mostrar suas propostas a seus eleitores, os candidatos de Bento Gonçalves andam na contramão da contradição. Não conheço os motivos que levaram os coordenadores de campanha a tomar essa decisão, porém julgo errada. Será que os leitores e assinantes de Bento e região merecem esse desprezo?

Os dois candidatos tem trabalhado em média 14, 15 horas por dia na campanha - e com certeza não conseguirão atender todas as residências do município. Perderam um bom espaço. Candidatos - o jornal vai até a casa do leitor, e em média, passa pelas mãos de no mínimo quatro pessoas, que comentam para outras quatro - é um meio de comunicação multiplicador, a exemplo do rádio.

Não pretendo ensinar o padre a rezar missa. Isso deveria ser tarefa dos assessores da campanha.

Até parece coisa da República da Sevlaçnog Otneb.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A novela

Quase no final da tarde desta sexta-feira resolvi correr atrás de uma pauta que esfriou já faz algum tempo - a construção do presídio de Bento Gonçalves. Três ligações e 40 minutos mais tarde obtenho algumas informações. Pelo menos duas fontes são unânimes em afirmar "talvez esta não seja a melhor hora de tocar nesse assunto", claramente se referindo a campanha eleitoral.

Insisto. Preciso de notícias sobre o presídio. Uma das fontes explica, detalhadamente, os trâmites. De imediato diz que não fala oficialmente mas abre o verbo - "aqui na Secretaria de Segurança Pública (SSP) estamos trabalhando, fundamentalmente, nas exigências da Caixa Federal e do estudo do impacto de vizinhança. A exigência do executivo é legal, está previsto no Estatuto das Cidades, porém poucas empresas prestam esse serviço. Na próxima semana, devemos identificar as empresas e analisarmos se há a necessidade de fazer licitação ou não".

Mas os entraves não param. Existe um processo tramitando no Tribunal de Justiça que aguarda julgamento. Uma Ação Civil Pública questiona o local onde será construído o novo presídio.

Enquanto isso a novela continua e a cadeia de Bento segue interditada por tempo indeterminado.

Ah! já estava esquecendo. Bento pode perder a verba de construção da penitenciária. Não existe prazo, mas o município não está livre de que isso ocorra.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

HG e DL

Navegava pela internet na noite desta quarta (10), enquanto, apenas, ouvia o Galvão Bueno lamentar os erros da seleção brasileira que insistia em não fazer gol na Bolívia. De repente encontro a informação mais aguardada pelos fãs de duas bandas gaúchas.

Está confirmado! No dia 17 de outubro, no teatro Bourbon Country em Porto Alegre, estréia "Pouca Vogal", o projeto musical mais aguardado do RS nos últimos tempo - o encontro de Humberto Gessinger e Duca Leindecker.

República da Sevlaçnog Otneb - parte 4

Aos poucos vamos conhecendo o dia a dia da República da Sevlaçnog Otneb (RSO), e acreditem as coisas são bem parecidas com o que acontece pelas cidades da serra. Olha o flagrante - o pintor predial está sem cinto de segurança a uma altura de aproximadamente 10 metros.

Será que a empresa responsável pelo serviço não deu equipamento de segurança ao funcionário ou o profisssional não utiliza e arrisca sua vida?

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Os doadores e o rádio

A cada dia me convenço de duas coisas: a força do rádio e a solidariedade das pessoas. Sou muito receoso em fazer o rádio assistencialista - modelo antigo, e que muitos veiculos ainda utilizam para garantir audiência, e claro, ajudar aos que necessitam. Em Uruguaiana, as calçadas em frente as rádios estão sempre lotadas. São pessoas que utilizam as ondas sonoras para pedir dinheiro para comprar remédio, gás, comida, fogão, leite par o filho, enfim...

A Viva News prefere não fazer esse tipo de rádio, porém quando o pedido importante bate a nossa porta tentamos colaborar. Afinal, sabemos do poder do meio rádio, e de sua interação com seu público.

Na terça (9), o pai de uma jovem que foi atingida com três tiros e está hospitalizada esteve na emissora pedindo auxílio para comunicarmos que sua filha precisa de 30 doadores de plaquetas (15 para esta quarta, e outros 15 na próxima semana). Utilizamos alguns espaços nas rádios Viva News, Bento 1070 e SP3 para convidar a população a auxiliar. Resultado? Nesta quarta, apareceram 18 pessoas.

Parabéns aos que podem doar e fizeram esse gesto de coração para a recuperação da adolescente.

República da Sevlaçnog Otneb - parte 3

Acabo de receber a informação de que o trânsito no centro da República da Sevlaçnog Otneb (RSO) está inviável. Final da tarde, algumas ruas e avenidas, simplesmente, trancam. Para piorar, funcionários de uma grande obra páram uma rua sem a autorização do órgão que deveria regular a circulação de automóveis. Será que esse departamento é tão competente assim? Tenho minhas dúvidas.

Lá na RSO também existem fofoqueiros. Eles chegam a dizer que não existe fiscalização por dois motivos: o período eleitoral e a construção ser de uma grande empresa. Será?

terça-feira, 9 de setembro de 2008

República da Sevlaçnog Otneb - parte 2

Na última segunda (8), os candidatos a prefeito da República da Sevlaçnog Otneb (RSO), 15 de Araújo Costa, do Partido da Situação (PS) e 13 da Silva, do Partido da Oposição (PO) se encontraram para debater num canal de tv. As informações que recebo é que o clima esquentou durante o debate.

Afirmações como "você é mentiroso", "o senhor destrói os projetos dos outros", "vivemos de remendos" ou "você sabe que está concorrendo a prefeito", foram desferidas pelos candidatos.

Percebo que lá na RSO ocorrem as mesmas coisas que em qualquer lugar do Brasil. E dizem que existe um jeito novo de governar. Qual é?

Ainda não consegui descobrir onde fica a República da Sevlaçnog Otneb. Vocês querem me ajudar? Fique a vontade.

Mao na Continental

No dia 9 de setembro de 1976 morria o líder chinês Mao Tse Tung, aos 82 anos. Fundador da República Popular da China e um dos mais proeminentes teóricos do comunismo do século 20, desenvolveu idéias sobre revolução e guerrilha que influenciaram marxistas no mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde o PC do B - então na clandestinidade e ligado à China - desenvolveu ações guerrilheiras na durante a década de 1970. (UOL Educação)

Deixo pra vocês, um dos melhores trabalhos radiofônicos que conheço, a retrospectiva, de 1976, da Rádio Continental 1120 AM, de Porto Alegre. Tive acesso ao áudio em 2002, e recentemente, fiz esse vídeo para disponibilizar na internet. Entre os fatos citados está a morte de Mao, por isso a referência.

Bom proveito.

Peixes fora d'água

A debate televisivo deixou os candidatos Alcindo Gabrielli e Roberto Lunelli,aparentemente, nervosos. Pelo menos a distância fiquei com a impressão. Os dois são experientes, mas eles não estão acostumados com os holofotes da televisão. Em alguns momentos ficaram deslocados, como diz o ditado - peixe fora d'água. Em tempo: Bento não tem canal de tv local.

Tá esquentando!

Na noite desta segunda (8), houve o segundo debate político entre os candidatos a prefeitura de Bento Gonçalves. Após o Papo de Redação, ainda no estúdio auxiliar da Viva, me pus em frente a televisão.

A UCS TV presenteou a população da região, e principalmente de Bento, com a apresentação das idéias, propostas e convicções que o vencedor da cadeira do executivo irá implantar nos próximos anos.

Durante 1h30min, Alcindo Gabrielli e Roberto Lunelli expuseram seus programas de governo. Quando tiveram a possibilidade de fazerem perguntas entre si o clima esquentou e acabaram trocando farpas.

"Quero deixar bem claro que o senhor tem uma grande capacidade de destruir os projetos de outros", afirmou Lunelli.

"Essa é uma depreciação para Bento Gonçalves - dizer que nós vivemos de remendos", retrucou Gabrielli.

domingo, 7 de setembro de 2008

República da Sevlaçnog Otneb - parte 1

A partir deste 7 de setembro - Dia da Pátria Nacional, surge a República da Sevlaçnog Otneb (RSO), localizada num outro planeta. Através de meio ainda obscuro para mim, fui escolhido para ser o mensageiro das acontecimentos daquele local para a internet. Bom, não tive escolhas e aqui estarei para reproduzi-las.

Foi de lá que vieram as duas fotografias do post anterior com a seguinte legenda "A guerra das gravatas". Publiquei. Não sou maluco de arrumar briga com quem não conheço. Agora a tarde recebi duas mensagens. Uma explicando o motivo das fotos e outra sobre campanha política.

A República do Sevlaçnog Otneb, a exemplo das cidades brasileiras, também está em período eleitoral. E lá, também, dois candidatos disputam a cadeira de prefeito. São eles: 15 de Araújo Costa, do Partido da Situação (PS) e 13 da Silva, do Partido da Oposição (PO). Na disputa pela RSO, o PS está em busca da reeleição, coligado com outros nove partidos. Ao PO, restou duas siglas. São dez partidos contra três. David contra Golias, dizem alguns. As opções são poucas, afirmam outros.

Lá na RSO a disputa para o executivo, aparentemente, está calma, mas segundo informações não é o que está acontecendo nos bastidores. Aos poucos as alfinetadas começam a ficar explícitas e as acusações em tons amenos aparecem.

E eu daqui só retransmito o que me contam. Não sou bobo.