sexta-feira, 6 de março de 2009

Vida difícil

Ainda no retorno de São Marcos, peguei o desvio pela Capela São Vítor, e me deparei com uma cena típica da região, mas que até então nunca tinha visto- - uma família colhendo sua produção de uvas.

Parei o carro, desci e fui para baixo do parreiral conversar com as pessoas. Deixo meu testemunho - o trabalho é espantoso, quase escravo, tá bom posso estar sendo um pouco dramático! Mas nós da cidade que reclamamos ao fim de uma jornada do 8, 12 ou até 14 horas, não aguentaríamos 1 hora embaixo daquele parreiral.

Em nome do produtor Zenor Schiavenin, de 43 anos, e sua família, homenageio a todos os produtores de uva que estão sendo desrespeitados ao não ter seu trabalho bem remunerado. Schiavenin, por exemplo, está na etapa final da colheita e não sabe quanto deverá receber da cantina pelos 20 mil quilos, das variedades isabel, bordô e codér, já entregues.

Retorno

No retorno de São Marcos fiz um caminho alternativo. Foram 14 km de estrada de chão e estreita, a margem do Rio dos Antas, até a RS-122.

Me obriguei a parar o carro para fazer a foto. O lugar é fabuloso!

São Marcos

Estive em São Marcos nesta quinta-feira (5). A partir de agora devo acompanhar de perto as principais informações desse município de cerca de 22 mil habitantes. Motivo: A Rádio Pop Show 89.1 FM entra rachando, é nosso presente aos ouvintes.

Estive na prefeitura, e lá encontrei um memorial do goleiro do Palmeiras e da Seleção Brasileira, Marcos, campeão mundial em 2002. Suas defesas fizeram o narrador Galvão Bueno, a chamá-lo de São Marcos - eis a razão da homenagem.

Atento aos detalhes descobri que o goleiro esteve em São Marcos no dia 18 de agosto de 2002 - por coincidência mesmo dia do meu aniversário.

terça-feira, 3 de março de 2009

Sem noção 2

A Escola Municipal São José, de Flores da Cunha distribuiu aos alunos a tradicional lista de materiais escolares de início de ano letivo.

No rodapé da página a sugestão de três locais para as compras. Com nome, logotipo, endereço e telefone. Você deve estar achando tudo normal, né?! E se eu disser que as lojas são de Caxias do Sul. Verdade. Eu vi o papel e fiquei pasmo!

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Artêmio Mascarello, reclamou, os vereadores torceram o nariz.

Até semana passada o CDL tinha uma campanha de liquidação em andamento, para fomentar o comércio. Daqui a pouco vai surgir alguém que as escolas caxienses são melhores que as de Flores da Cunha.

Como pode tanta falta de noção?

Custou caro!

Funcionários do Hospital Fátima de Flores da Cunha estavam realizando testes com o gereador de energia, e nesse liga/desliga a impressora de um aparelho de eletro queimou.

Perguntinha que não quer calar. Será que tinha um especialista acompanhando essa manutenção?

Debut

Debutei na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha (risos). Mas não estava sozinho. Toda a bancada do PDT é estreante. Osmar Doro, é o único titular. Os suplentes Jatir Mosquer, líder da bancada, e Rudimar do Nascimento, assumiram as vagas dos vereadores Moacir Matana, secretário da Saúde e de Claudete Conte, titular da pasta da Educação, Cultura e Desporto.

E tinha mais novidades - uma nova bancada, um novo vereador. José Luiz de Souza, do PSB faz história no legislativo florense.

E teve gafes. Por duas vezes o microfone de Mosquer não funcionou. Na primeira, ele ocupou outro e na segunda desistiu de falar. Mosquer também foi interrompido pelo presidente Felipe Salvador (PP) durante seu tempo no pequeno expediente - estava descumprindo o regulamento. "Falta experiência presidente, estamos aqui para aprender", disse o vereador.

A primeira sessão ordinária deste ano aconteceu nesta segunda-feira (2), e teve duas horas de duração.

domingo, 1 de março de 2009

Sem noção

O intervalo do Grenal foi bizarro! A propaganda de uma loja de roupas masculinas mostra "modelos" usando terno, e tem como cenário o novo viaduto da RS-453. Não entendi a relação, mas enfim.

Pensam que terminou? No final do comercial close nos "modelos", e atrás deles um outro ator simula a pichação do nome da loja no muro do viaduto.

Tenho escutado e visto muitas coisas absurdas, mas com toda a campanha que se faz contra esse tipo de vandalismo - é inacreditável.

Indelicadeza

Durante o intervalo do Grenal deste domingo (1º) o narrador Paulo Brito e o comentarista Maurício Saraiva entrevistavam, ao vivo, Fernando Carvalho, homenageado com a Taça do 1º turno do Gauchão.

Visivelmente impaciente e com uma tremenda falta de educação o diretor de futebol do Internacional lascou: "Tô aqui perdendo tempo".

É por essas e outras que acredito que é melhor prestar honras a mortos.