domingo, 3 de agosto de 2008

Então Ministra?!

Em junho, tive a oportunidade de entrevistar por telefone a, então, Ministra do Turismo, Marta Suplicy, no programa Bom Dia, Ministro. Várias rádios de todo o país são convidadas para fazer perguntas ao vivo. Uma boa oportunidade para os veículos de interior ter suas reivindicações "atendidas". Recupero para vocês as duas perguntas que couberam a Viva News.

Pergunta: André Tajes - Rádio Viva - Bento Gonçalves (RS): Ministra, Bento Gonçalves recebeu, no ano passado, 965 mil pessoas e os gastos individuais chegaram a cerca de R$ 1 mil, por pessoa. Mas o principal roteiro turístico, aqui de Bento Gonçalves, o Vale dos Vinhedos, somente neste ano, teve seis assaltos, alguns deles, com certa violência. O Ministério do Turismo tem conhecimento desses assaltos? E no que ele pode auxiliar para minimizar essa insegurança, que está assolando, aqui o município de Bento Gonçalves?

Resposta: Vamos começar com investimento em Bento Gonçalves. O ano passado, recebeu R$ 1 milhão, para a Casa de Cultura de Bento Gonçalves. Porque nós acreditamos em Bento Gonçalves. Nós achamos que Bento Gonçalves e toda a região, tem um potencial enorme. A questão da violência, você vai ser assaltado em qualquer lugar do mundo. Mas a gente espera que as pessoas se mantenham dentro dos parâmetros da região onde é mais seguro para o turista.

Pergunta: Uma outra questão também relacionado à segurança pública, mas também envolvendo uma área turística, que é o Caminho de Pedra. Uma área turística também muito visitada, aqui e que está sendo o único ponto onde pode haver a construção de um presídio, em Bento Gonçalves. Isso sendo dito pela Susep – Superintendência do Serviço Penitenciário. Como a senhora avalia a construção de um presídio numa área turística?

Resposta: Eu não tenho condição de avaliar. Porque se eu disser que eu sou contra, eu posso estar falando uma bobagem, que realmente possa ser um lugar que não tem outra alternativa. É muito difícil você dar um palpite, numa coisa tão particular. Geralmente, eu posso falar de uma coisa que eu entendo mais, que em São Paulo eu vi, em relação aos presídios, que foram construídos no Estado de São Paulo. Foi um desastre para a região, onde foi construído. Porque leva também uma comunidade muito carente, familiares, que aí geralmente é uma prefeitura pequena, não tem como atender em termos de escola e saúde a aqueles familiares que vão e acabam ficando na região, porque o estado geralmente não leva o recurso para atender os familiares. Então, o impacto geralmente é muito duro para a comunidade. E se for alguma coisa que não tem possibilidade diferente, o prefeito deveria negociar uma compensação, para a cidade. E você tem razão na ponderação que você faz. Uma cidade turística, realmente não vai ajudar. Mas é uma coisa muito particular, que é muito difícil emitir uma opinião, além da que eu estou dando.

Ah vale ressaltar que os crimes no Vale dos Vinhedos diminuiu bastante.

Nenhum comentário: