sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A novela

Quase no final da tarde desta sexta-feira resolvi correr atrás de uma pauta que esfriou já faz algum tempo - a construção do presídio de Bento Gonçalves. Três ligações e 40 minutos mais tarde obtenho algumas informações. Pelo menos duas fontes são unânimes em afirmar "talvez esta não seja a melhor hora de tocar nesse assunto", claramente se referindo a campanha eleitoral.

Insisto. Preciso de notícias sobre o presídio. Uma das fontes explica, detalhadamente, os trâmites. De imediato diz que não fala oficialmente mas abre o verbo - "aqui na Secretaria de Segurança Pública (SSP) estamos trabalhando, fundamentalmente, nas exigências da Caixa Federal e do estudo do impacto de vizinhança. A exigência do executivo é legal, está previsto no Estatuto das Cidades, porém poucas empresas prestam esse serviço. Na próxima semana, devemos identificar as empresas e analisarmos se há a necessidade de fazer licitação ou não".

Mas os entraves não param. Existe um processo tramitando no Tribunal de Justiça que aguarda julgamento. Uma Ação Civil Pública questiona o local onde será construído o novo presídio.

Enquanto isso a novela continua e a cadeia de Bento segue interditada por tempo indeterminado.

Ah! já estava esquecendo. Bento pode perder a verba de construção da penitenciária. Não existe prazo, mas o município não está livre de que isso ocorra.

Nenhum comentário: