domingo, 21 de setembro de 2008

Quem é o mal educado?

Na sexta-feira (19) de manhã esperei, um promotor, por mais de uma hora, na portaria do Fórum de Bento Gonçalves. Por volta das 11h30min, final do expediente, aumentou o entra e sai de funcionários, advogados, cidadãos, e nada do meu entrevistado.

Mas um fato me chamou a atenção. Uma senhora, com uma pilha de processos nas mãos, tinha passado por mim três vezes. Na última quando se dirigiu a saída do prédio disse: - obrigada pelo ajuda, em tom indignado, sugerindo minha falta de educação em não ter ajudado a abrir a porta.

Aquela senhora, uma advogada, segundo informações, não tinha sequer me olhado antes. Nem um bom dia, nem um oi, nem um olhar sugerindo um cumprimento como é comum entre pessoas educadas, nem um nada. Será que eu deveria ter interrompido minha conversa ao telefone para abrir a porta para aquela senhora?

Fiquei tentando entender por alguns segundos o motivo daquela indignação. 1º) Ela não gosta de carregar pilhas de processos. Ou mude de profissão ou contrate um carregador. 2º) Seu sapato estava lhe apertando o dedo mínimo. Está na hora de passar numa sapataria. 3º) Deveria ter perdido uma causa. Estude mais da próxima vez.

Vamos respirar antes de falar, evitamos que dizer cada bobagem.

Nenhum comentário: